Franco Jelovcic apagou sete velas e desejou como nunca desejou antes. Não foi por uma fantasia de Power Rangers, um Talkboy, um Sony Playstation ou uma viagem ao Walt Disney World. Jelovcic tinha acabado de ver seus heróis desmantelarem a Alemanha nas quartas de final da Copa do Mundo da FIFA™. Ele rezou para que eles vencessem a França em dois dias e chegassem à final. Davor Suker tinha a Croácia à frente no Stade de France e, embora não fosse para os azarões de Miroslav Blazevic, a equipa que conquistou o bronze teve um impacto indelével em Jelovcic. Um craque alto com habilidades exóticas, ele cresceu sonhando em imitar Robert Prosinecki.
Agora, aos 32 anos, ele espera inspirar uma nação como ‘The Yellow One’ e companhia fizeram há 25 anos – em uma quadra e não na grama. Jelovcic foi apresentado ao futsal aos 18 anos e, em 18 meses, já estava na seleção croata. Ele sabe que levá-los à primeira Copa do Mundo de Futsal da FIFA desde a Guatemala 2000 aumentaria a popularidade do esporte em seu país natal.
ALEMANHA X CROÁCIA | QUARTAS DE FINAL | COPA DO MUNDO FIFA DE 1998, NA FRANÇA
Como você avaliaria a campanha da Croácia nas eliminatórias do Uzbequistão para 2024 até o momento?
Neste momento estamos tristes, frustrados. Começamos bem, conseguimos duas vitórias muito boas, mas depois perdemos dois jogos para a França. Perder o primeiro na França doeu. Jogamos muito bem nos primeiros 25 minutos, poderia facilmente ter sido 3-1, 4-1. Então eles empataram e nós desmoronamos. Este é o nosso problema. Nesse nível, você é punido. Precisamos encontrar uma maneira de jogar no mesmo nível por 40 minutos. No segundo jogo na Croácia, sofremos um gol no último segundo. Queríamos vencer para chegar à liderança do grupo, tínhamos que lutar. Isto faz parte do futsal, mas perder o jogo em França desta forma é algo que não podemos permitir que aconteça.
Você ainda acha que pode liderar o grupo ou o objetivo agora é se classificar para o play-off?
Para ser totalmente honesto com você, acho que a França vencerá o grupo. É uma equipe muito boa, melhorou muito nos últimos cinco, seis anos. Acho que eles vão vencer a Eslováquia. Precisamos vencer nossos jogos para terminar em segundo e depois lutar com tudo o que temos nos play-offs. Estivemos em quatro dos últimos cinco EUROs, mas não vamos ao Campeonato do Mundo há 23 anos. É um longo, longo período. Está muito comprido.
O que significaria para você disputar a Copa do Mundo de Futsal da FIFA pela primeira vez?
Absolutamente tudo. Jogar uma Copa do Mundo pela primeira vez, ser capitão da Croácia, ouvir o hino nacional, seria incrível. Estou chegando aos 33. Talvez esta seja minha última chance. Lembro-me do burburinho em 98. A Croácia conquistou o bronze [na Copa do Mundo da FIFA™]. O país inteiro ficou emocionado, a atmosfera era incrível. Foi enorme para a Croácia. Esses jogadores são lendas. O mesmo acontece com os jogadores desta geração que ficaram em segundo e terceiro lugar. Olha, não estou dizendo que poderíamos terminar em segundo ou terceiro lugar na Copa do Mundo, mas acredito que poderíamos competir. O simples fato de chegar a uma Copa do Mundo já inspiraria muitos croatas, assim como 98 fez comigo.
TRAILER | CROÁCIA: DEFININDO UMA NAÇÃO
Algum jogador de 11 da Croácia pratica futsal?
Muitos jogadores gostam de futsal. [Ivan] Perisic gosta muito de futsal. Ele nos mandou mensagens, comenta quando a seleção joga. Ele é torcedor, gosta muito do esporte.
O que você acha desta seleção da Croácia?
Temos muita energia. Temos muitos jogadores jovens. Talvez nos falte um pouco de experiência. Mas tenho certeza. Mesmo nas duas derrotas com a França, penso que mostrámos que somos uma boa equipa. Estávamos vencendo-os por 2 a 1 na França, faltando 10 minutos para o fim. Poderia ter sido 3-1. Aí eles marcaram gols e nós desaparecemos.
Portugal ganhou tudo nos últimos anos. Você acha que eles são o time a ser derrotado antes do Uzbequistão 2024?
Eles são uma equipe muito, muito boa. Joguei muito contra o Sporting e eles jogam de forma semelhante. Portugal tem tantos jogadores excelentes. É difícil escolher apenas um time. Eu iria com Portugal ou Brasil.
Qual é a sua lembrança favorita de assistir à Copa do Mundo de Futsal da FIFA?
Assisti muito à Copa do Mundo. Uma das minhas lembranças favoritas é o gol do Neto contra a Espanha em 2012. Foi um golaço e venceu a final para o Brasil. Depois disso ele veio tocar conosco na Croácia, então foi muito especial. Ele ficou lá apenas seis meses, mas aprendemos muito com ele.
Quem são os melhores jogadores que você viu na sua vida?
O melhor jogador contra quem joguei foi o Ricardinho. Fácil. Ele era inacreditável. Ele fez você se sentir como se estivesse jogando contra dois jogadores. Depois dele eu diria Robinho da Rússia. Ele foi incrível. Quando seu time estava atrás, ele sempre pegava a bola e fazia as coisas acontecerem.
Maybe the most famous @ricardinho10ofi magic trick of all 😍🇵🇹 pic.twitter.com/QEgCssGBTP
— UEFA Futsal (@UEFAFutsal) November 9, 2021
Quem você acha que é o melhor jogador do mundo atualmente?
Pito.
🏆🔝 Trofeo al Mejor Jugador de la Temporada 22/23
— LNFS (@LNFS) July 14, 2023
🌟 @Pitofutsal (@FCBfutbolsala)#LNFS #LigaFutsalProfesional
Por falar em Pito, o Anderlecht produziu um choque sísmico ao levar o Barcelona a um lugar nas meias-finais da UEFA Futsal Champions League da época passada. Você está pronto para enfrentar o Barça novamente no torneio desta temporada.
What a result. A draw against the best team in Europe. 🟣⚪️ #UCLFutsal pic.twitter.com/ZEM9ESPoZZ
— RSCA Futsal (@rscafutsal) November 24, 2022
Eles vão atirar em nós, com certeza! (risos) Eles são uma equipe excelente. Eles têm tantos grandes jogadores, tantas opções. Acho que eles têm um dos melhores treinadores do mundo. É uma grande lição jogar contra eles. No ano passado foi 5-5, mas é um jogo muito, muito difícil. Mal posso esperar para jogar contra o Barça novamente. São esses jogos que você mais espera. Você dá tudo e vê o que acontece. Estou realmente animado.
Qual é o objetivo do Anderlecht nesta temporada?
Queremos chegar novamente aos quatro finalistas. No ano passado não fizemos justiça frente ao Sporting [nas meias-finais]. O Sporting é uma das melhores equipas do mundo há 10 anos. Faltou-nos experiência de jogar nesse tipo de jogo. Este ano nos sentimos prontos. Portanto, o objetivo é chegar aos quatro finalistas e fazer um trabalho melhor.