A Associação Desportiva e Cultural de Cascavel (ADECCA), instituída em 2016, logo terá um novo presidente. A diretoria trabalha para organizar os procedimentos de uma nova eleição, que será preciso antes do ela imaginava. É que na noite desta segunda-feira (7) o atual Presidente do Cascavel, gerido pela ADECCA, anunciou que não vai mais permanecer no cargo. No fim do ano passado, ao programa Bate-Papo de Esporte da Catve, Jefferson Zini havia dito que por questões pessoais ficaria no cargo até julho de 2023. No entanto, Zini oficializou a diretoria que não consegue mais conciliar os negócios da família com o trabalho de Presidente do Cascavel.

A notícia pegou os diretores de surpresa, que iniciaram uma fase de transição do cargo. Jefferson Zini deve permanecer por mais alguns dias à frente do clube, talvez até o fim de março, mas João Passos, Diretor de Esportes de ADECCA, já sabe que terá que assumir a função interinamente após seu desligamento total. João Passos já está acompanhando as atribuições do cargo de Presidente. Segundo o estatuto da associação, quando um Presidente anuncia a renúncia, quem assume a responsabilidade é o Diretor de Esportes da entidade.

Jefferson Zini assumiu a presidência em 2017 e foi um dos responsáveis diretos pela ascensão do Cascavel. A reformulação na comissão técnica foi uma das bandeiras de Zini, com o aval da diretoria do Tricolor. De lá para cá o time conquistou dois títulos estaduais, a inédita e importante Libertadores da América e pela primeira vez na história a Liga Nacional de Futsal, um dos campeonatos mais difíceis do futsal mundial. A diretoria garante que o projeto para 2023 já está desenhado e a saída do Presidente não vai impactar no planejamento do ano, garantindo também o Cascavel nas competições que o clube vai disputar, entre elas a Libertadores na Venezuela e possivelmente o Mundial de Clubes.

Eleição no Cascavel

Após a notícia da saída de Jefferson Zini, a Associação Desportiva e Cultural de Cascavel corre para organizar uma nova eleição o mais rápido possível. Primeiro será preciso concluir o processo de transição para depois iniciar as tratativas para a escolha de uma nova diretoria. Todos que fazem parte da diretoria podem se candidatar, além de outros interessados. Ainda não há nomes definidos para a disputa do cargo e nem se pode haver um bate-chapas. Os trâmites burocráticos precisam ser respeitados para validação da eleição, entre eles publicação em órgão oficial e prazos.

O quadro associativo da ADECCA pode ser composto, segundo o estatuto, por cinco categorias: Fundadores, Mantenedores, Beneméritos, Contribuintes e Torcedor. Apenas associados fundadores e mantenedores, ou pessoas indicadas pelos mesmos, tem direito a voto em assembleia, além de categoria de contribuintes com mais de quatro anos de vínculo efetivo com a ADECCA no quadro de associados com a obrigações em dia. Somente integrantes das duas categorias podem ser votados para os cargos eletivos da associação.

A eleição a Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo, e do Conselho Fiscal só pode ser validade em Assembleia Geral. O Conselho Deliberativo é o responsável pela convocação de reunião ordinária para eleição da Diretoria Executiva, esta composta por Presidente, Diretor Administrativo e Diretor Esportivo. O mandato é de quatro anos, podendo haver uma única recondução.

A Associação Desportiva e Cultura de Cascavel é uma associação civil de caráter desportivo, cultural, educacional e assistencial com personalidade jurídica de direito privado, sem fins econômicos, mediante o exercício de livre associação.

Jefferson Zini renunciou o cargo