
Evento de divulgação dos Jogos da Juventude, com sede em Ribeirão Preto em 2023. Foto: Washington Alves
A decisão do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em retirar o futsal dos Jogos da Juventude a partir de 2023 causou indignação nas pessoas diretamente envolvidas com a modalidade.
Diversos atletas e as principais equipes do país se manifestaram com notas de repúdio pela exclusão do esporte da bola pesada na maior competição estudantil do Brasil. Entre elas, o Jaraguá.
No comunicado, o clube considera “a atitude desrespeitosa com toda comunidade do futsal e seguirá lutando pela devida importância que a modalidade merece”, além do risco de “trazer consequências graves a um dos esportes mais praticados do país”.
Em publicação nas redes sociais, o COB anunciou a retirada do futsal do programa por não ser um esporte olímpico e incluiu quatro modalidades: águas abertas, esgrima, tiro com arco e triatlo.
Confira a nota completa do Jaraguá
Com profunda lamentação recebemos a notícia da exclusão do futsal dos Jogos da Juventude, principal competição estudantil do Brasil, a partir de 2023.
A decisão tende a trazer consequências graves a um dos esportes mais praticados do país, responsável por formar, revelar e exportar talentos, além de acumular conquistas em território nacional e internacional.
O Jaraguá considera a atitude desrespeitosa com toda comunidade do futsal e seguirá lutando pela devida importância que a modalidade merece.