O Jaraguá chegou para grande final da Recopa SC com a vantagem de um empate após ter vencido o São Lourenço na ida por 1 a 0, no Oeste. E foi justamente com uma igualdade que o Aurinegro comemorou o segundo título consecutivo a nível estadual.

Campeão catarinense no fim do ano passado, o time jaraguaense abriu 2 a 0 na noite desta quarta-feira (23) e viu o São Lourenço buscar o empate. Porém, conseguiu segurar o 2 a 2 até o fim para festa da torcida, que compareceu em bom número na Arena e pôde celebrar com os jogadores a conquista inédita da Recopa logo no começo da temporada 2022.

Os dois gols do Jaraguá foram anotados no primeiro tempo e através de bolas paradas. Neto marcou ambos, sendo um após cobrança de falta e outro em tiro-livre direto. Já a equipe do Oeste do Estado balançou as redes com Gomes na etapa inicial e Vitinho no segundo tempo.

Galeria renovada

Um dos maiores campeões da história do futsal brasileiro, o Jaraguá ostenta diversas conquistas em sua galeria. Mas entre tantas taças, nenhuma era da Recopa SC. A competição, que reúne o campeão estadual e da Copa SC, findou sua quinta edição em 2022. A primeira ocorreu em 2014, e desde 2019, vem sendo realizada de forma ininterrupta. O Joinville é o maior campeão, com dois canecos, seguido por Tubarão, Joaçaba e agora o Aurinegro, com um cada.

Próximo compromisso

Com o título da Recopa SC, a equipe jaraguaense vai animada para o início da Liga Nacional, que acontece já neste domingo (27), contra o Joaçaba, às 19h, no Centro de Eventos da Unoesc, no Meio-Oeste do Estado.

Já o São Lourenço foca no Campeonato Catarinense, o qual faz o primeiro jogo no dia 6 de abril, diante do Tubarão, fora de casa. O Jaraguá, por sua vez, estreia no Estadual um dia antes, contra o Blumenau, às 19h30, na Arena.

Primeiro tempo

Mesmo com o desfalque de última hora de William Mineiro por lesão e com poucos jogadores para troca, o Jaraguá foi amplamente superior no primeiro tempo. Empurrado pela torcida, o time de Xande criou mais e foi recompensado em duas bolas paradas.

Aos 10, Eka, que voltou de lesão, aproveitou uma falta perto da área e rolou para Neto. O camisa 10 pisou na bola para tirar o defensor e  chutou no canto esquerdo de Serjão para abrir o placar. Quatro minutos depois, o São Lourenço estourou o limite de faltas e o mesmo Neto aproveitou tiro-livre direto para bater no alto e fazer o segundo.

Inoperante, os visitantes quase não deram trabalho para Tiago, mas conseguiram diminuir no último minuto com uma falha do próprio goleiro. Jogando adiantado, o camisa 2 errou na linha ofensiva e o São Lourenço puxou o contra-ataque até Gomes finalizar praticamente com o gol escancarado.

Segundo tempo

O lance acordou o time do Oeste, que voltou melhor para o segundo tempo. Com as linhas adiantadas, a equipe de Rodrigo Ferretti passou a controlar a posse de bola e assustar o goleiro Tiago, enquanto o Jaraguá levava perigo nos contragolpes. Assim, o confronto virou um verdadeiro lá e cá. Até que, aos 8 minutos, Cris Negão fez bela jogada de pivô, girou na ala esquerda e encontrou Vitinho, sozinho no meio da defesa aurinegra, para tocar na saída de Tiago e deixar tudo igual.

O empate criou uma certa tensão nas arquibancadas da Arena, já que o São Lourenço precisava de mais um gol para forçar a prorrogação. No entanto, isso não aconteceu. A partir do 2 a 2, o Jaraguá soube controlar bem o resultado, inclusive quando o rival colocou o goleiro-linha, e segurou o placar até o fim para comemorar o título.