Um campo de futsal. A Intelli Tempersul “inventou” um novo tipo de espaço para praticar a modalidade. Sem conseguir trabalhar no piso próprio para o futebol de salão, o jeito está sendo improvisar. Com as medidas de uma quadra, o formato foi pintado em um gramado, e os gols do Ginásio Alaor Ferrari foram levados ao espaço. Assim, o técnico Bruno Silva consegue realizar treinos táticos, diferentes dos tempos normais, mas com menos prejuízo do que antes da criatividade entrar em prática.

Linhas são pintadas no gramado e gols deixam Alaor Ferrari e “se mudam” para espaço aberto das atividades; criatividade ajuda equipe durante espera por nova solução. Foto: João Paulo Benini
Cones eram utilizados para indicar os limites, no formato de 40x20m. Porém, Bruno Silva percebeu que os atletas estavam sem referência sobre o espaço. As linhas então foram pintadas, e a dinâmica dos exercícios melhorou, conforme explicou o treinador.
– Claro que a velocidade da bola é afetada, ela não vai rolar igual na quadra. Mas tiramos toda a intensidade, confronto, e estamos repassando a parte tática. Conseguimos treinar situações de goleiro-linha, bola parada, ataque e defesa.
As cinco primeiras atividades desta semana foram neste estilo, depois de um período em que os atletas se dedicaram mais à parte física. Outra novidade é a quantidade de atletas nos horários de treino, a qual aumentou. No retorno após a pausa, há cerca de um mês e meio, os grupos eram de três jogadores, e agora são de sete e oito. A expectativa é realizar ainda nesta semana uma atividade com todo o elenco, pela primeira vez desde a volta.
Voltando ao assunto “campo de futsal”, Bruno Silva espera que ele esteja com os dias contados. A equipe aguarda a mudança de fase no Plano São Paulo – da laranja para a amarela – para voltar à quadra. Mas mesmo se essa situação não ocorrer em breve, o time estuda um plano B, como utilizar um espaço em uma área controlada.

Campo da empresa do patrocinador máster do time continua sendo a casa da Intelli, mas espaço ganhou cara nova recentemente. Foto: João Paulo Benini
As competições
A Intelli Tempersul tem como data-alvo o dia 21 de agosto para o início da Liga Nacional, o que não é confirmado ainda pela organização do certame. Conforme Bruno Silva, é estudada a possibilidade de uma chave começar a ser disputada antes da outra. Já sobre a Liga Paulista é oficial. A disputa está marcada para ter início no dia 10 de setembro, com grupos regionalizados.