Fifa
Cherniavskyi é destaque da Ucrânia

O Campeonato de Ginástica Rítmica pode ter terminado no Uzbequistão em maio, mas as acrobacias podem não ser feitas lá este ano. Primeiro, porém, o barão Igor Cherniavskyi precisa passar pelo controle de passaportes. “Quando eu tinha 13 anos, um dos meus amigos começou a me chamar de ‘Igorella’”, disse o ucraniano à FIFA. “Eu odiei, fiquei com muita raiva dele. Mas depois de dois anos pensei: ‘Parece muito legal’. “Agora nem consigo imaginar alguém me chamando de outra coisa (risos) . Quase se tornou meu nome próprio. Noventa por cento das pessoas na minha vida – amigos, familiares, companheiros de equipa chamam-me “Igorella”. Talvez tenha chegado a hora de mudar o nome no meu passaporte!”

‘Igorella’ destacou-se no UEFA Futsal EURO 2022, ajudando a Ucrânia a eliminar o Cazaquistão e a chegar às meias-finais. O jogador de 28 anos, no entanto, não quer desfrutar desse sucesso. “Foi minha primeira experiência em um grande torneio internacional”, disse ele. “Vou me lembrar das emoções daquele torneio pelo resto da minha vida. Mas essa história já foi escrita. É hora de escrever um novo.”

Fifa
Cherniavskyi projeta a Ucrânia bem na Copa do Mundo

Cherniavskyi e companhia terão a chance de escrever um novo capítulo em sua história no futsal na próxima Copa do Mundo de Futsal da FIFA™. A Lituânia 2021 foi a primeira final global que eles perderam desde a Guatemala 2000. Prejudicados por não poderem jogar na Ucrânia durante as eliminatórias, alguns resultados decepcionantes em casa os deixaram precisando vencer a Polônia na Polônia para chegar ao Uzbequistão 2024 automaticamente. “Nosso objetivo era terminar em primeiro, para nos classificarmos para a Copa do Mundo automaticamente”, disse Cherniavskyi. “Tudo se resumiu ao último jogo. Precisávamos vencer ou teríamos que passar pelos play-offs. A adrenalina estava muito alta durante todo o jogo. Foi muito legal conseguir a vitória e nos classificar. “A Copa do Mundo é o sonho de todo jogador. É o maior evento do nosso esporte. Estou realmente ansioso por isso. Será uma grande honra para mim representar a Ucrânia na Copa do Mundo.”

Fifa
Cherniavskyi em ação pela Ucrânia

A primeira equipa da Ucrânia será a Argentina, campeã de 2016 e vice-campeã de 2021, antes dos encontros com Angola e o Afeganistão, estreante no Campeonato do Mundo. “A Argentina é um time de ponta”, disse Cherniavskyi. “Eles foram campeões mundiais. Será muito interessante jogar contra uma das equipes mais fortes do mundo. É difícil dizer quem é o melhor jogador, mas eu escolheria Alan Brandi. “Angola é uma equipa muito boa. Assisti alguns de seus destaques no AFCON. Jogaram muito bem e chegaram à final. Eu assisti alguns destaques do Afeganistão. Também assisti alguns jogos no YouTube. Eles são uma boa equipe, bastante rápida. “Queremos vencer todos os jogos. Sou um otimista na vida. Quando entro em quadra não importa quem vamos enfrentar, só penso na vitória. Vamos encarar jogo a jogo. Faremos o nosso melhor para dar uma boa conta de nós mesmos.”

Algo que inspira confiança a Cherniavskyi são os dois resultados na UEFA Futsal Champions League 2023/24. O FC Hit empatou fora de casa com João Matos, Alex Merlim, Pany Varela, Taynan, Zicky e Sporting, e registrou outro empate contra Luan Muller, Chaguinha, Rômulo e Palma, que estavam a caminho de conquistar títulos consecutivos. “Jogamos contra muitos campeões antigos e atuais na Champions League”, disse Cherniavskyi. “Fomos bem contra o Sporting e o Palma. Contra o Palma, poderíamos até ter vencido, mas infelizmente não vencemos. “Nós tiramos total confiança desses jogos. Isso nos mostrou em que nível estamos. Provamos que podemos ser páreo para qualquer um. Queremos provar isso novamente na Copa do Mundo.”

Os fabricantes de redes estarão de prontidão quando Cherniavskyi atingir Tashkent e Andijan. Afinal, ele possui um dos chutes mais estrondosos do futsal. Se ele agitar a rede na Ásia Central, poderemos ver uma de suas celebrações mais emblemáticas: o Igorellaflip. “O principal objetivo é ajudar a Ucrânia a vencer jogos”, sublinhou. “Vou dar tudo de mim por isso. Mas se eu tiver a sorte de marcar no Uzbequistão, acho que os espectadores verão uma celebração especial!”

Fifa
Cherniavskyi em comemoração característica