O time

Há 180 quilômetros da capital, no norte catarinense, está Jaraguá do Sul. Uma cidade com pouco mais de 150 mil habitantes, a qual vislumbra, bem ao centro geográfico, a Arena Jaraguá. Inaugurada em 2007 e com capacidade para 8 mil e 500 pessoas (+ 4 mil com arquibancada móvel), o local já recebeu o maior evento de MMA do mundo, o UFC, bem como feiras de negócios, eventos, shows e jogos de vôlei e futsal; sendo este último uma paixão da população local.
24.09_campeões_jaraguá_tetra_1

A Arena foi palco de muitas conquistas deste jovem adulto, de 23 anos, que é o Jaraguá Futsal. Contudo, ainda bem menino, este clube se acostumou com os títulos. Com sete anos de história, vence o primeiro bicampeonato estadual:
99-2000. No ano seguinte chega o patrocínio que carregou o clube a outro patamar. A empresa Malwee, do setor 24.09_campeões_jaraguá_tetra_11têxtil – lembrando que o município é conhecido como “Capital Nacional da Malha”-, chegou com a verba e os jogadores e, assim, a cidade ganhava seu time na Liga Nacional de Futsal.

Na década de parceria entre Malwee e Jaraguá foram 5 títulos estaduais, 6 Taças Brasil consecutivas, 7 Sul-Americanos, 7 Libertadores , 4 Ligas Nacional (maior vencedor junto da ACBF) e 3 Super Ligas.

Para entender melhor o que aconteceu ao clube neste período, conversamos com duas figuras chave: o capitão Chico, que já estava atuando no time antes da chegada da Malwee e, além de manter sua importância no elenco, seguiu como capitão, e Kleber Rangel, supervisor que chegou do Rio de Janeiro para estruturar o setor de futsal do clube.

Estruturando vitórias
Entrevista com Kleber Rangel, supervisor do futsal de 2002 a 2010 e de 2014 em diante.

Capitão se faz em casa
Entrevista com Chico, jogador formado em Jaraguá, que atuou antes e durante todo período da Malwee.

Veja abaixo o resumo de cada edição vencida pelo Jaraguá e alguns momentos e gols das finais.

Títulos

2005
– 19 de março a 11 de setembro
– Campeão: Jaraguá Vice: Atlântico
– Partidas: 188 Gols: 1026 Gols/partida: 5,46
– Artilheiro: Falcão 25 gols
– 16 equipes:
Malwee/Jaraguá; John Deere; Joinville/Krona; ADC Intelli; Banespa/São Bernardo; Caxias do Sul/Metalcorte; Atlântico; Ulbra; Carlos Barbosa; APTI/Chapecó; Petrópolis; Macaé; São Paulo/Santo André; Minas; Vasco da Gama; e Palmeiras.

2007
– 02 de abril a 06 de outubro
– Campeão: Jaraguá Vice: Joinville/Krona
– Partidas: 258 Gols: 1302 Gols/partida: 5,05
– Artilheiro: William 31 gols
– 20 equipes:
Álvares, Cascavel, Umuarama, Malwee/Jaraguá; John Deere; Joinville/Krona; ADC Intelli; RCG/Banespa; Floripa; Macaé/Botafogo; Teresópolis; Cortiana/AFF; Atlântico; Ulbra/Suzano; Carlos Barbosa; Teresópolis; São Paulo/Marília; Minas; São Caetano e Unisul.

Vídeo do torcedor, em baixa qualidade, mas vale pelos registros: jogadores sendo anunciados e ovacionados, gols e torcida comemorando o título e a premiação.


Créditos: SGEIRG 22

2008
– 29 de fevereiro a 6 de setembro
– Campeão: Jaraguá Vice: Ulbra/Suzano
– Partidas: 265 Gols: 1458 Gols/partida: 5,5
– Artilheiro: Falcão 32 gols
– 20 equipes:
Álvares, Horizontina, Umuarama, Malwee/Jaraguá; Colegial; Joinville/Krona; ADC Intelli; RCG/Banespa; Cabo Frio/Macaé; Teresópolis; Petrópolis; Cortiana/AFF; Atlântico; Ulbra/Suzano; Carlos Barbosa; UNISUL; Praia Clube Uberlândia/São Paulo; Minas Tênis Clube; Vasco e Corinthians/São Caetano.

Gols (inclusive golaço de Lenísio e aquele de bicicleta, do meio da rua, do ala Falcão)

Jogo completo (Pré e pós com entrevistas)

2010
– 05 de abril a 23 de novembro
– Campeão: Jaraguá Vice: Copagril
– Partidas: 284 Gols: 1548 Gols/partida: 5,45
– Artilheiro: Falcão 39 gols
– 21 equipes:
Anápolis, Assoeva, Atlântico, Praia Clube, Minas, Carlos Barbosa, Cascavel, Copagril, Farroupilha, Umuarama, Foz Futsal, Floripa Futsal, Macaé, Petrópolis, Malwee/Jaraguá; Joinville/Krona; ADC Intelli; RCG/Garça; Corinthians/São Caetano, Unisul e São Paulo/Marília.

Gols dos dois jogos da final

Show de Falcão no aquecimento na Arena Jaraguá

 

Texto: Assessoria e Comunicação LNF
Imagens: Jaraguá Futsal