Além de atuarem na mesma posição e serem conterrâneos, Willian e Pedro têm também em comum um fator que os une no jogo de volta de suas equipes nas quartas de final da LNF 2022. Para que os catarinenses se encontrem nas semi, Joinville e ACBF precisam superar Corinthians e Jaraguá que largaram na frente. Vida de goleiro não é fácil, assim como não vai ser a vida de seus adversários, pois agora irão jogar com torcida contra. Dos quatro jogos da rodada de ida, três mandantes ganharam e nenhum visitante venceu.

Willian é a segurança no gol do Joinville. Foto: Juliano Shcmidt
“Jogar fora é sempre difícil. Foi o que gente sempre buscou. Terminar a primeira fase da LNF com a melhor colocação possível para decidir dentro de casa. Hoje a gente tem esse mérito e toda a equipe sabe da força que a gente tem jogando no nosso ginásio. Pra mim temos a maior torcida e a mais apaixonada do futsal brasileiro e tenho certeza que eles vão nos apoiar para buscar a vitória a todo momento”, projeta Willian que não atuou na derrota para o Corinthians por 4 a 3, em São Paulo, assim como o artilheiro Dieguinho.
“Volto depois de uma lesão grave. Muito mais preparado do que no primeiro jogo. Era esse o planejamento. Deu tudo certo, me sinto muito bem para estar na meta de um grande jogo como esse. Acredito que isso ajuda no geral, por mais que o Jaime continue fazendo um grande trabalho. E sobre a volta do Diego, com certeza nos dá mais força e confiança para passar pelo Corinthians que é uma grande equipe”, reconhece o camisa 3, natural de Jaraguá, Santa Catarina.
Daquela cidade vem justamente o adversário da ACBF. O Jaraguá fez 4 a 3 nos seus domínios. Para o catarinense, nascido em Concórdia, Pedro, agora a história tende a ser diferente. O amarelo das arquibancadas dará lugar ao laranja no confronto que reúne em quadra nove títulos da Liga Nacional.

Pedro faz ótima campanha no gol da ACBF. Foto: Lucas Cyríaco
“Com certeza esse fator da torcida ajuda muito em momentos como esse. Tivemos nosso primeiro confronto das quartas fora de casa e deixamos escapar o resultado nos detalhes, o que aumentaria ainda mais nossa vantagem. O time precisa continuar fazendo o que vem fazendo o campeonato inteiro, criando, sendo oportunista e sofrendo poucos gols. Isso que nos colocou entre os três melhores da primeira fase e o que nos trouxe até aqui. Sigo convicto que é isso também que vai levar nos levar até a final.”
Em Carlos Barbosa, terra do maior campeão de LNF, a ACBF com cinco taças, existe a pressão para que o time volte a levantar o troféu. Pedro chegou ano passado ao clube após ótima temporada no Joaçaba. Convocado para a Seleção Brasileira em 2022, o jovem goleiro observa com serenidade o momento que está por vir.
“Tenho uma visão otimista das coisas, enxergo o processo como uma escada. No ano passado, completava seis anos sem chegar numa semi, chegamos. Esse ano o foco é subir mais um degrau e trazer pra cá o título da LNF, colocando a ACBF novamente no seu lugar e dando ao nosso torcedor ainda mais alegria por torcer pelo maior do Brasil”, encerra o camisa 22.
Tanto Joinville quanto ACBF entram em quadra no mesmo dia, no próximo sábado. Os catarinenses mais cedo diante do Corinthians. A partir das 13h15, com exclusividade o Sportv transmite a primeira partida de volta das quartas de final. Mais tarde, 19h é a vez da ABF receber o Jaraguá com cobertura ao vivo da LNFTV. Quem avançar, se encontra nas semifinais.