O goleiro André Deko chegou à Assoeva com uma missão complicada: substituir Quinzinho, ídolo da equipe e da pequena cidade de Venâncio Aires, no interior do Rio Grande do Sul. A cidade gaúcha, com apenas 65 mil habitantes, abraça a equipe e vive a expectativa pelo primeiro jogo da final da Liga Nacional de Futsal, contra o Joinville, que acontece neste sábado (25), às 21h15, no Ginásio Poliesportivo Parque do Chimarrão, com transmissão do SporTV.

Além de assumir o lugar de um ídolo, André precisava disputar a vaga com Deividi, jogador de seleção, assim como ele, e seu amigo. Mas o carioca não podia se sair melhor na tarefa. Aos 24 anos, Deko assumiu a titularidade do gol da Assoeva, se destacou e foi um dos responsáveis pela chegada da equipe à grande decisão pela primeira vez em sua história.

– A cidade está muito empolgada. O clube está muito feliz, mas o grupo está focado, com pés no chão. Chegamos com méritos, não caímos de paraquedas nesta final. Estamos muito focados e temos a chance de ganhar o título, vamos lutar por isso e jogar pela taça – destacou André.

Viver em uma cidade pequena foi só mais uma dos desafios enfrentados por André. Carioca, o goleiro nunca havia saído do Rio de Janeiro, a segunda maior metrópole do Brasil. A rotina é absolutamente diferente e requer uma adaptação para o atleta.

Ulisses Castro

André Deko foi indicado à revelação da Liga Nacional de Futsal

– É a primeira vez que eu saio do Rio de Janeiro. Foi uma experiência complicada, mas a esposa e a filha ajudaram na adaptação. É uma cidade completamente diferente, menos movimentada, as coisas fecham para almoço. Por exemplo, se você precisa de alguma coisa de madrugada, não tem quase nada aberto. No Rio é muito movimento, aqui é uma cidade mais pacata – explicou o jogador.

O caminho da Assoeva até a grande final não foi fácil. O time, que sofreu com muitas lesões graves durante a temporada, terminou a primeira fase com a oitava colocação. Nas oitavas de final, confronto duro com o Marechal Rondon. Na fase seguinte, foi vez de encarar o Sorocaba, do craque Falcão.

O primeiro jogo foi um dos momentos de grande brilho para André Deko, que fechou o gol e segurou o 2 a 0 jogando em casa. Na volta, em Sorocaba, 6 a 5 em uma virada heróica nos minutos finais para garantir a vaga nas semifinais, Falcão ficava pelo caminho, fora das semifinais pela primeira vez desde 2002. Na semifinal, um empate na primeira partida e uma goleada sobre o Marreco, por 5 a 2, renderam a vaga na grande decisão do torneio nacional. Deko elogiou o maior jogador de todos os tempos e falou sobre a preparação para enfrentá-lo.

Ulisses Castro

Valdin e André Deko, destaques da equipe na temporada

– Nossa preparação não é focada em um jogador só, pensamos no time todo do adversário. Mas quando você joga com um cara com tantas qualidades, como é o Falcão, você tem que tomar muito cuidado porque, qualquer movimento errado que você fizer ele aproveita e acha uma brecha para passar por você – destacou André.

O goleiro vive o melhor momento de sua carreira, com direito a indicação ao prêmio de revelação da Liga Nacional de Futsal, e vê a maturidade como seu principal trunfo, tanto dentro como fora de quadra.

– Hoje, com 24 anos, eu estou muito mais maduro, sou pai e me casei. A cabeça fora de quadra muda bastante, e, dentro, a gente vai amadurecendo, e vai amenizando um pouco a pressão, o amadurecimento fez toda a diferença – disse o camisa 22.

Agora é o momento de de encarar o Joinville, time com mais jogadores indicados às premiações da temporada. A Assoeva aposta na força de seu ginásio para tentar fazer a vantagem na primeira partida.

– O ginásio vai estar lotado, a cidade de Venâncio Aires está mobilizada para a gente buscar essa taça inédita – concluiu o jogador.