As obras para o tão sonhado ginásio municipal de esportes em Joinville ainda não têm data para iniciarem, mas as etapas anteriores e preparatórias para esse momento seguem sendo realizadas. A expectativa é que o local tenha capacidade superior a 5 mil lugares, seja totalmente climatizado e ainda comporte áreas de treinamento para além da quadra principal de jogos.

O custo total da obra deve girar em torno dos R$ 100 milhões. As informações foram confirmadas pelo secretário de esportes do município, Douglas Steffen, em entrevista exclusiva ao CBN Joga Nas 11 desta quarta-feira (16).

O terreno onde será erguido o complexo esportivo fica na região norte da cidade, anexo à Univille, e tem um total de 31 mil metros quadrados. Neste momento, de acordo com Steffen, o processo está nos trâmites finais para desapropriação e documentação legal do terreno, para passar da universidade ao município novamente. A ideia do executivo municipal, vencida essa questão burocrática, é lançar a licitação do projeto executivo já em 2025.

— Nós acreditamos que até 2028 tenhamos o ginásio sendo entregue — apontou o secretário

A prioridade do novo espaço será o esporte de alto rendimento, mas também será “a casa” dos esportes de base e diversas outras modalidades que carecem de locais de treinamento ou locais de jogos. Por isso, além da quadra principal, o projeto deverá contar com quadras anexas para facilitar os treinamentos simultâneos de diferentes modalidades.

Segundo o secretário, além do esporte, o novo ginásio municipal também será uma alternativa para grandes eventos culturais, como shows e outras apresentações que possam gerar receita.

Depois de inaugurado, o espaço deverá ser cedido à iniciativa privada em algum modelo de concessão. Dessa forma, toda a manutenção e agenda do espaço ficaria sob responsabilidade dessa empresa, que vai poder explorar da melhor maneira, mas sempre com prioridade no esporte. O titular da pasta de esportes do município apontou que essa concessão deve ser feita logo que o espaço estiver pronto.

— O foco é o esporte, mas só o esporte não consegue pagar essa conta no Brasil, infelizmente […]. Provavelmente ao pegar a chave da construtora, a gente já entregue na mão de uma entidade esportiva — explicou.

O projeto de reforma do ginásio Ivan Rodrigues andava a passos lentos há quase dois anos e isso chegou a fazer com que o governo de Santa Catarina sofresse com uma ação popular para “destravar” a licitação. A demora na reforma também faz com que o local siga sendo deteriorado pelo tempo.

Porém, agora, ainda conforme o presidente da Fesporte, o projeto, que estava em fase de elaboração por parte da empresa Rupp Engenharia e Arquitetura, já está sendo analisado pela Prefeitura de Joinville para, posteriormente, ser feito o processo de licitação.

“Esse projeto básico foi finalizado e encaminhado para a prefeitura, que fez a observação dela. Essa empresa contratada já fez as correções e ainda hoje vai devolver para a prefeitura. Ela (prefeitura) vai fazer as observações dela e vai encaminhar novamente para possíveis correções”, detalha.

“Esse é um processo normal, para deixar claro, porque é uma diretriz minha de entregar para a cidade de Joinville um ginásio de ‘ponta’. Para que ele possa abrigar competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Tivemos um estudo detalhado das normais e das exigências de confederações para que a gente possa dar para a cidade um ginásio da altura dela”, complementa.

O presidente da Fesporte relata que a empresa responsável pelo projeto ainda não passou o orçamento da obra, mas que assim ela fizer será feita uma análise para identificar se o valor está adequado ao mercado ou não.

“Em termos de recurso o governo do estado tem para disponibilizar (para a obra). O que estamos fazendo a curto prazo é o cercamento e o aceleramento da entrega desse projeto, reunindo todas as observações de quem quer que seja para ter o melhor para a cidade de Joinville”, finalizou.

Mudanças

O projeto completo da reforma do Ginásio Ivan Rodrigues ainda não foi divulgado, mas haverá mudanças na estrutura do local. Uma delas será a demolição por completo das arquibancadas. Elas deverão reconstruídas para atender novas normas.

Já outra mudança significativa deve ser referente ao alargamento da quadra para 40 metros de comprimento e 20 metros de largura, que é dimensão oficial da Liga Nacional de Futsal (LNF) por exemplo, competição que o JEC Futsal disputa.

Também haverá uma mudança no trânsito da rua Max Colin, uma das mais importantes ruas da cidade. O ginásio fica entre ela a e a rua Timbó.

O novo projeto prevê cerca de 60 vagas para automóveis, 80 para motos e 30 para bicicletas. Porém, para isso ser feito, será necessário o redirecionamento do trânsito, sendo retirado o fluxo maior da rua Max Colin e direcionado para as ruas do Atleta e Presidente Café Filho, ruas que passam ao lado do ginásio.

A Fesporte informou que o redirecionamento do trânsito será feito quando a reforma iniciar de fato, mas que já está sendo encaminhado.

Ginásio Ivan Rodrigues

O Ginásio Ivan Rodrigues, que até 2021 foi administrado pelo Município de Joinville, passou a ser novamente de responsabilidade do governo do estado. O espaço já recebeu o Festival de Dança e as Ligas Nacionais, Jogos Abertos e competições estaduais principalmente nas modalidades de Futsal e Basquete. Em junho de 2022, foi publicada uma portaria que transferiu a administração do Ginásio Ivan Rodrigues para a Fesporte.