Assessoria Cascavel

Casa do Cascavel será a sede da competição. Foto: Assessoria Cascavel

Ginásio da Neva terá piso flutuante de madeira em 2023. Nova cobertura não tem previsão para ser instalada. A Secretaria de Esporte de Cascavel quer iniciar os trabalhos ainda no primeiro semestre, mas não fala em prazo

O ano que terminou deixou uma má impressão sobre o Ginásio da Neva de Cascavel. Problemas que sempre existiram ganharam uma repercussão ainda mais negativa depois que alguns jogos foram interrompidos por conta das goteiras existentes na praça esportiva em rede nacional. Em uma ocasião, na partida entre Cascavel e Magnus, no dia 8 de agosto pela Liga Nacional, teve até apagão e curto circuito. Manutenções emergenciais foram feitas, mas novamente as goteiras voltaram a atormentar o futsal cascavelense, com o cancelamento de treinos dos times masculino e feminino.

Com a promessa de resolver o problema de uma vez por todas, a administração municipal anunciou ainda em 2022 que daria um jeito na cobertura do Ginásio da Neva. A expectativa era que a troca do telhado acontecesse nas férias do futsal, entre meados de dezembro e fevereiro. Com a justificativa de que a burocracia no serviço público atrasa as pretensões do município, as melhorias ainda não iniciaram, mas devem sair do papel agora em 2023.

Em contato com a Secretaria de Esportes de Cascavel, o Secretário Carlinhos Oliveira informou que os levantamentos para as melhorias no local devem ser concluídos até a próxima semana. “Para dar início a reforma precisamos concluir os levantamentos (orçamentos) para a elaboração do termo de referência, que depois vai se transformar em edital de licitação. Faltam pequenos detalhes para que os levantamentos sejam finalizados”, ressaltou o Secretário da pasta.

A cobertura de zinco existente não será completamente arrancada. A Secretaria de Esportes de Cascavel decidir manter o material já instalado e vai sobrepor o mesmo com uma camada de isopor e novamente outras chapas de zinco serão colocadas por cima, formando uma cobertura chamada de termoacústica, que funciona para inibir ruídos e mudanças externas de clima. A presença da cobertura termoacústica proporciona um maior conforto térmico, deixando a temperatura do local mais amena e agradável.

Ao Portal Catve.com, o Secretário Carlinhos também destacou que o município decidiu fazer outras reformas no Ginásio da Neva. A principal delas está na quadra. “Fizemos visitas ao Ginásio Alcides Pan, em Toledo, e decidimos que no Ginásio da Neva o piso mais adequado é o piso esportivo de madeira flutuante. Em Toledo existe um piso semelhante que depois de dez anos, com cuidados especialmente sobre goteiras no ginásio, vai passar por algum tipo de manutenção”.

Ainda de acordo com Carlinho Oliveira os banheiros também precisam de alguma intervenção, além do setor destinado à imprensa. As cabines terão divisórias de placas de gesso, também conhecidas como drywall, e no chão um meteria parecido com um assoalho utilizado nos ônibus. A parte de iluminação, que não é um grande questionamento de quem frequenta o local, receberá novos refletores para melhorar ainda mais a luminosidade dentro do ginásio.

O desejo de uma boa reforma no Ginásio da Neva é antigo, mas ainda será preciso ter paciência para ver as obras em andamento. A pasta não tem uma data de quando a licitação será publicada e lançada e, muito menos, de quando os trabalhos terão início. A expectativa é de que isso ocorra até o meio do ano. A Secretaria de Esporte de Cascavel também não revelou qual o valor a ser investido. “Ainda não é possível saber quanto será necessário de recurso para a reforma da Neva. Precisamos aguardar a conclusão dos levantamentos que estão sendo feitos por uma empresa”, declarou Carlinhos Oliveira.