Um quarteto de antigos vencedores ibéricos disputará a fase final da UEFA Futsal Champions League em Maio, depois de Barça, Benfica, o campeão Mallorca Palma Futsal e Sporting CP terem liderado os seus grupos da ronda de elite.
As finais eliminatórias serão realizadas nos dias 2/3 e 4/5 de maio, com os anfitriões e a data do sorteio a serem confirmados. Nunca antes as finais de quatro equipas foram compostas inteiramente por vencedores anteriores, embora no evento único de oito clubes de 2021, todas as equipas nas meias-finais já tivessem erguido o troféu.
O Barça derrotou o anfitrião Riga Futsal Club, por 3-2, no sábado, regressando à fase final, depois de ter ficado de fora pela primeira vez em dez tentativas na época passada. O Riga, com dois pontos de vantagem no início do jogo, teve motivos para ter esperança quando um autogolo anulou o golo inaugural de Adolfo, mas após o intervalo Catela e Mamadou Touré devolveram o controlo ao Barça.
A equipa espanhola resistiu, apesar de Thalles ter reduzido a desvantagem com o seu 15º golo na campanha, tornando-se no melhor marcador, com um registo apenas melhorado três vezes na história da competição. O Riga terminou a sua candidatura com 70 golos, o segundo maior total numa temporada, depois dos 76 do Action 21 Charleroi em 2003/04.
Riga já havia registrado duas vitórias dramáticas por 5-4, derrotando Etoile Lavalloise, apesar de ter ficado para trás no último minuto, com Thalles fechando o placar a seis segundos do fim. Seguiram-se outra reviravolta frente ao Città di Eboli, com Ricardinho a marcar a 31 segundos do fim, tornando-se no primeiro jogador a atingir os 60 golos nas competições de futsal de clubes da UEFA.
O Barça empatou em 2 a 2 com o Eboli na quarta-feira, quando Fabricio Calderolli empatou a 11 segundos do final, mas na quinta-feira derrotou o Etoile Lavalloise por 7 a 0, com Pito e Adolfo fazendo três gols. Etoile Lavalloise derrotou Eboli por 4-0 pelo terceiro lugar.
O Benfica apurou-se para a fase final pelo quarto ano consecutivo, qualificando-se a um jogo do fim. Na quarta-feira, os vencedores de 2010 venceram o Dobovec por 4-3, com Jacaré a marcar a oito segundos do final frente a uma equipa que as águias tinham derrotado por 8-1 na ronda principal. Anteriormente, o bicampeão Kairat Almaty derrotou o anfitrião Prishtina por 11-2, com oito jogadores diferentes marcando.
Isso tornou crucial o encontro de quinta-feira entre os dois antigos campeões, e o Benfica – que derrotou o Kairat por 2-1 em Almaty na época passada, qualificando-se para a fase final rumo ao bronze – venceu por 3-2, aproveitando ao máximo um início rápido. A equipa precisou então de Dobovec para evitar a derrota frente ao Prishtina, que empatou 3-3 no final e garantiu ao Benfica mais um lugar na fase final.
Os aspirantes portugueses terminaram com uma vitória por 10-1 sobre o Prishtina, enquanto o Kairat concluiu a sua 20ª campanha recorde – durante a qual se tornou no primeiro clube a ultrapassar os 100 jogos de futsal na UEFA – ao vencer por 7-0 o Dobovec.
O Sporting CP, vice-campeão da época passada, tal como o Barça, está na fase final pós-2006/07 pela décima vez, um recorde, depois da vitória decisiva por 4-1 sobre o Sporting Anderlecht, em Lisboa, no domingo. Os anfitriões lideraram no saldo de gols antes do jogo, depois de derrotar o Loznica-Grad 2018 por 9-1 e o Haladás por 7-2, e agora pretendem se tornar o primeiro clube a chegar à fase final consecutiva.
O Anderlecht, que chegou à fase final pela primeira vez em 2022/23 antes de perder para o Sporting nas meias-finais, partiu para a revanche com os portugueses após uma vitória por 5-2 sobre o Haladás e uma vitória por 8-1 sobre o Loznica-Grad. A equipa sérvia terminou em terceiro depois de vencer os representantes húngaros por 3-2.
Depois de ter conquistado o título na estreia na época passada, o Palma está novamente classificado para a fase final, depois de empatar 2-2 no sábado com o FC Hit Kyiv, garantindo o seu lugar. O adversário ucraniano entrou em jogo a precisar de uma vitória por dois golos para superar os anfitriões e chegar às meias-finais na primeira tentativa.
Na quarta-feira, o Palma recuperou de uma desvantagem de 2-0 para vencer o Olmissum por 5-3, e na noite seguinte venceu o Lubawa por 3-1. Isso acabou com as esperanças dos recém-chegados polacos, que superaram o Hit por 6-5 no jogo inaugural, apesar de terem perdido por 4-1 a menos de quatro minutos do fim, com Paweł Kaniewski a vencer o jogo a 48 segundos do final.
O Hit permaneceu na disputa após a segunda rodada graças à vitória por 4-3 sobre o Olmissum, que também havia derrotado na rodada principal. Desta vez, Volodymyr Ponochovnyi enterrou o vencedor a apenas dois segundos do fim. No entanto, Hit ficou de fora no sábado, apesar de ter assumido a liderança e Ponochovnyi empatou a pouco mais de dois minutos do fim. Lubawa já havia derrotado Olmissum por 7-2 para terminar em segundo