No Brasil, a paixão pelo futebol vem de berço. No futsal, este sentimento não é diferente. As cores laranja, preto e branco estampam o dia a dia do pequeno Matheus Ferranti. Presente em todos os jogos da Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF), o garoto idolatra todos os jogadores, mas o ala Zico é o seu predileto. E no seu aniversário de 5 anos ele só queria um presente: a presença do atleta na sua festinha.

Os pais Jonata e Erenita Ferranti acompanham a ACBF desde antes de Matheus nascer. Logo quando ele veio ao mundo, já estava nas arquibancadas acompanhando a equipe. E desde o ano passado, o garoto passou a entrar com a equipe em quadra nos jogos da Liga Nacional de Futsal e Gauchão. Quase sempre de mãos dadas com o ídolo.

A admiração pelo atleta era tão grande que chegou a questionar a mãe sobre o seu próprio nome. “Ele respira ACBF. Ele ama a ACBF, gosta de todos os jogadores, mas especialmente do Zico. E teve um dia que ele me perguntou por que o nome dele não era Vinicius Zico, que é o nome do jogador. Depois ele pediu para mudar o nome para Matheus Zico”, contou Erenita.

No dia 14 de abril, Matheus completou 5 anos e a festa seria comemorada no domingo, 17. “Nós pedimos para ele escolher o tema da festa de aniversário. Ele escolheu a ACBF e de presente pediu a presença do Zico na festa”, disse a mãe.

Quando Zico recebeu o convite, não pensou duas vezes. “O Jonata me mandou uma mensagem convidando para a festa de aniversário, pois o Matheus pediu de presente. E um pedido assim não tem como recusar”.

No dia da festa, estava tudo organizado. A casa vestia laranja, preto e branco. E Matheus, para variar, estava com o uniforme completo da ACBF. Erenita conta que a reação do garoto foi emocionante. “Quando o Zico e a noiva dele chegaram, nós falamos: ‘Matheus, a tua surpresa de aniversário chegou’. Quando ele percebeu que era o Zico, saiu correndo dizendo que precisava se arrumar, mesmo estando com a farda completa do time. Quando o Zico entrou na casa, o Matheus pulou no colo dele chorando e não largou mais”.

19.04_aniversário_acbf_1Para o atleta a emoção também foi grande. “Foi diferente pra mim. Nunca tinha sentido isso. Quando cheguei, ele veio correndo e não parava de chorar. Pra mim isso não tem preço. O carinho dessa criança vai ficar marcado para sempre. Ele me abraçou e começou a chorar só por que eu estava na festa dele. A família dele me recebeu muito bem. Foi muito legal. Nunca passei por uma coisa tão legal.”

Zico afirma que este tipo de atitude servirá como um combustível extra para os próximos jogos do time laranja. “Isso motiva. A criança se espelha em você. Ela te vê jogando e isso é uma responsabilidade a mais. Isso me motiva a jogar e continuar jogando em alto nível. Para mim, aquele dia ficará marcado pra sempre”, concluiu.

Matheus foi presenteado com uma camiseta da ACBF autografada pelo atleta. Segundo a mãe do garoto, a briga a partir de agora será convencê-lo a tirar a camisa.

Notícia: Ulisses Castro
Imagens: Arquivo pessoal