Leto Ribas.
Futsal segue pré-requisitos para se tornar modalidade olímpica. Foto: Leto Ribas.

Falcão pressionou, nas redes socias, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, para que torne o futsal seja uma modalidade olímpica. Além do ex-atleta, outros jogadores da seleção brasileira cobraram pela inclusão do esporte nas Olimpíadas logo após o sexto título do Brasil no Mundial de Futsal, no último domingo (6).

Com uma foto ao lado de Infantino e abaixo da imagem a legenda ‘Futsal olímpico por favor! Obrigado!’, o ídolo brasileiro solicitou mais uma vez o desejo de torcedores e jogadores da modalidade.

Na semana passada, a Fifa já havia comunicado que é de interesse incluir além do futsal, o futebol de areia nos Jogos Olímpicos e emitiu uma ata declarando as metas estabelecidas para realizar o pedido junto ao COI (Comitê Olímpico Internacional).

No documento está escrito: “considerando os níveis de participação em todo o mundo, a Fifa vai propor que tanto o futsal quanto o beach soccer sejam consideradas como modalidades distintas de futebol nos Jogos Olímpicos, daqui para frente”, comunicou em nota a entidade.

Além de Falcão e da Fifa, outros jogadores da seleção hexacampeã se posicionaram sobre o movimento pela inclusão do futsal no evento.

FIFA
Marcel Marques, artilheiro da Copa, cobra pela inclusão de futsal nos jogos olímpico. Foto: FIFA

Artilheiro da Copa do Mundo de Futsal, Marcel destacou que a realização da competição mundial não é justificativa para excluir a modalidade das Olimpíadas.

“Eu não acho que o Mundial [de futsal] vai perder força, sua grandeza, seu brilho. Eu acho que o futsal precisa ser visto, um não vai tomar o espaço do outro, dá para jogar os dois”, explica o jogador.

O ala Leandro Lino também foi um dos jogadores que comentou sobre a falta da modalidade nas Olimpíadas.

“Eu acho que o futsal é o esporte mais jogado no Brasil. Em qualquer lugar, em qualquer comunidade tem uma quadra de futsal com a molecada jogando. Então espero que isso não fique só no papel e continue para a modalidade continuar crescendo”, reforçou.

O futsal segue os atributos para ser incluso nas Olimpíadas?

Apesar de ainda não ser considerado um esporte olímpico, o futsal segue os critérios necessários para ser implementado na competição mundial.

De acordo com o COI, a modalidade além de ter uma federação internacional, e seguir as regras da carta olímpica, ela precisa ser praticada em pelo menos 75 países em quatro continentes (no masculino) ou em 40 países em três continentes (no feminino).

Hoje, o esporte é praticado em mais de 170 países e é regulamentado pela Fifa, além de seguir os requisitos da carta olímpica, estando assim apto para inclusão nas Olímpiadas.