O futsal sempre foi uma modalidade de grande sucesso e que contou com bons resultados em Toledo, no entanto nos últimos anos o esporte passou por momentos difíceis em nossa cidade. Em 2023 o futsal voltou a ganhar evidência no município.
O primeiro grande motivo para essa retomada foi a chegada de um novo clube na cidade, o Esporte Futuro, que disputou a Chave Ouro do Campeonato Paranaense e a Liga Nacional de Futsal (LNF).
A participação na LNF foi histórica, pois foi a primeira vez que um time de Toledo competiu na competição mais importante do futsal brasileiro. O primeiro jogo foi fora de casa, em São José dos Campos-SP, contra o São José Futsal-SP e terminou com derrota por 02 x 01. A primeira partida da história de Toledo na LNF foi em 01º de abril, contra o Cascavel Futsal e o Esporte Futuro saiu vitorioso por 04 x 03. O primeiro gol no Alcides Pan foi anotado por Victor.
Apesar do pouco tempo de história na cidade, a torcida logo abraçou o Esporte Futuro e grandes públicos foram registrados no Ginásio de Esportes Alcides Pan tanto na LNF quanto na Chave Ouro.
O Esporte Futuro começou bem a LNF, porém foi eliminado na primeira fase em 20º lugar, com 20 pontos conquistados. Apesar da eliminação na fase de grupos, a torcida compareceu em peso e a equipe teve a terceira melhor média de público da fase inicial, ficando atrás apenas dos tradicionais Jaraguá Futsal-SC e Joinville Futsal-SC.
Na Chave Ouro, o time local terminou a fase inicial em segundo lugar e se classificou para as quartas de finais diretamente, fase em que foi eliminado pelo Campo Mourão . O outro motivo que colocou o futsal de Toledo em enorme evidência foi a primeira final única da história da LNF ter sido realizada no Ginásio de Esportes Alcides Pan. O momento marcante contou com transmissão do SPORTV e da Rede Globo ao vivo durante o Esporte Espetacular.
A grande final lotou o Alcides Pan. Foram quase 5 mil pessoas de Toledo, região, várias localidades do país e principalmente de Erechim-RS e Joinville-SC, que vieram para torcer pelos finalistas.
E dentro de quadra, o desfecho não poderia ser mais épico, com o Atlântico-RS virando o jogo com gols faltando 26 e nove segundos, marcados pelo capitão William Bolt e por Neguinho, faturando o título inédito.
Ao fim, os torcedores, organização, clubes, atletas e imprensa elogiaram a qualidade do Ginásio de Toledo e toda a organização da grande final.A nota triste do ano foi a temporada complicada do Toledo Futsal, equipe mais tradicional da cidade e que não conseguiu o acesso para a Chave Prata do Campeonato Paranaense e terá que ficar mais um ano na Chave Bronze. Para 2024 ainda existem muitas incógnitas por parte de Esporte Futuro e Toledo Futsal, mas a expectativa da torcida é de mais um ano com grandes jogos no Alcides Pan.