FIFA
Irã tem uma das melhores seleções do continente

Datas: 17 a 28 de abril
Local: Tailândia
Uzbequistão 2024 ingressos: 4

Grupo A: Tailândia, Vietnã, Mianmar, China
Grupo B: Uzbequistão, Arábia Saudita, Iraque, Austrália
Grupo C: Japão, Tadjiquistão, Coreia do Sul, Quirguistão
Grupo D: IR Irã, Kuwait, Bahrein, Afeganistão

Como funciona

Os dois primeiros colocados de cada grupo chegarão às quartas de final. Os quatro semifinalistas representarão a Ásia na Copa do Mundo de Futsal da FIFA deste ano. O Uzbequistão já se classificou para a fase final mundial como anfitrião, por isso, se chegar às meias-finais da Taça Asiática de Futsal, o play-off determinará o representante final da AFC.

O título

Irã e Japão monopolizaram a Copa Asiática de Futsal da AFC. O Team Melli não poderá contar com Hossein Tayyebi, o melhor marcador da competição há dois anos, mas em Salar Aghapour, Saeid Ahmadabbasi e Moslem Oladghobad contam com três jogadores de destaque. Arthur, Rafael Henmi, Kokoro Harada e Kazuya Shimizu estão de fora do Samurai Blue, que tem lutado ultimamente.

A Tailândia conquistou o bronze quando sediou pela primeira vez a Taça Asiática de Futsal em 2000 e a prata quando o fez novamente em 2008. Agora está empenhada em ter a sorte com o ouro pela terceira vez e nunca teve uma melhor oportunidade de acertar no alvo. Desde a recente recondução de Miguel Rodrigo, venceram o Campeonato NSDF de Futsal e venceram o Japão. Além disso, no pivô Muhammad Osamanmusa, eles têm um jogador que iluminou a primeira divisão espanhola nesta temporada. O Uzbequistão chegou à fase a eliminar no último Campeonato do Mundo de Futsal da FIFA e está determinado a disputar o que irá receber como campeão asiático.

FIFA
Tailândia já foi terceiro e segundo lugar na Copa da Ásia, mas jamais primeiro

Qualificação Uzbequistão 2024

O Vietnã chegou às oitavas de final na Colômbia 2016 e na Lituânia 2021, com Chau Doan Phat se destacando neste último. Diego Giustozzi, que treinou a Argentina rumo ao título mundial em 2016, espera conduzir os Golden Star Warriors em seu grupo. Mianmar pode ganhar confiança com as recentes vitórias sobre o Afeganistão e o Kuwait, enquanto a China tentará passar da fase de grupos pela primeira vez desde 2010.

FIFA
Grupo B é o mais equilibrado

O Grupo B parece totalmente aberto. O Uzbequistão é o favorito para chegar ao topo, mas enfrenta uma concorrência acirrada. A Austrália terminou como vice-campeã no recente NSDF Futsal Championship 2024 e empatou em 3 a 3 com o Japão em um amistoso. No goleiro Domenic Badolato e no ala Shervin Adeli, eles têm dois jogadores em excelente forma. A Arábia Saudita provocou uma reviravolta sísmica no Japão na última edição e vai esforçar-se para passar a primeira fase pela primeira vez, enquanto o Iraque, embora inconsistente, está à altura de qualquer um no seu dia.

FIFA
Restam as últimas vagas para a Copa

Parece uma luta entre o Quirguistão e o Tajiquistão para se juntarem ao Japão nas quartas-de-final, embora a Coreia do Sul, que não avança da primeira fase há 20 anos, tenha jogado um futsal fantástico na qualificação para a fase final asiática.

O Irã é o precursor esmagador do topo do Grupo D. O Afeganistão fará sua estreia na Copa Asiática de Futsal, mas fez rápido progresso sob o comando do técnico iraniano Majid Mortazavi. Além disso, em Mehran Gholami, eles têm um jogador capaz de desbloquear as backlines mais parecidas com tijolos. O Kuwait, de olho na primeira final mundial desde 2012, acaba de entregar as rédeas a David Marin.

Citações

“Queremos voltar à Copa do Mundo. Eu acredito nisso. Nós acreditamos nisso. Tivemos muito mais jogos, muito mais preparação do que o habitual. Acho que isso definitivamente nos ajudou muito. Estamos nos concentrando no Uzbequistão. Vamos encarar jogo a jogo, mas o objetivo é estar entre os quatro primeiros.” Shervin Adeli, jogador australiano.

“Como equipe, somos muito apaixonados e acreditamos na nossa capacidade. Nosso sonho é nos classificar para a Copa do Mundo, mas também queremos disputar o título da Copa Asiática.” Moath Al-Asiri, jogador da Arábia Saudita.

FIFA
Moath Al-Asiri , jogador da Arábia Saudita [FIFA]

“Vamos enfrentar a Tailândia na Copa da Ásia com o técnico Miguel Rodrigo, que já foi nosso técnico. Ele é um bom treinador, uma pessoa amigável e tenho certeza que será um jogo emocionante contra a Tailândia, mas espero que vençamos! O objetivo é claro e é conseguir um dos ingressos para a próxima Copa do Mundo, mas também almejamos a nossa primeira medalha na Copa da Ásia.” Pham Duc Hoa, jogador do Vietnã.

FIFA
Hlaing Min Tun , jogador de Mianmar [FIFA]

“Jogar em um torneio global é o sonho de todo jogador. Se eu tivesse a chance de competir em um deles, seria um momento de maior orgulho – não apenas para mim, mas para nossos fãs e para todo o país.” Hlaing Min Tun, jogador de Mianmar.

“Todos os jogos serão difíceis – já não há nada fácil. A China teve treinadores espanhóis e italianos, enquanto Mianmar teve treinadores do Irão, que é uma potência mundial. Depois, há o Vietnã, que tem Diego Giustozzi como técnico vencedor da Copa do Mundo. A expectativa é que o Vietnã e nós mesmos briguemos pelo primeiro lugar. Perder para a China ou Mianmar seria uma catástrofe para nós.” Miguel Rodrigo, técnico da Tailândia.

“Acreditamos que podemos obter os resultados que precisamos para ter sucesso na Copa da Ásia e nos classificarmos para a Copa do Mundo. Participar da Copa do Mundo com a China é o sonho de toda a minha vida – é por isso que jogo futsal.” Xu Yang, jogador da China.

FIFA
Asiáticos vão conhecer essa semana todos os representantes no munidla

“Vamos lutar em cada partida como se fosse a final, com a consciência de sermos campeões e a humildade dos desafiantes. Vivemos cada minuto acreditando que os resultados virão depois de todos os processos corretos.” Tomoki Yoshikawa, jogador do Japão.

Títulos da Copa Asiática de Futsal da AFC

Irã (12)
Japão (4)

Participações na Copa do Mundo de Futsal da FIFA

Irã (8)
Austrália (7)
Tailândia (6)
Japão (5)
China (3)
Uzbequistão (3)
Vietnã (2)
Hong Kong (1)
Kuwait (1)
Taipei Chinês (1)
Malásia (1)
Arábia Saudita (1)