Samara Graciolli

Trabalho da fisioterapia é fundamental no dia a a dia do clube. Foto: Samara Graciolli

 

 

Nesta pré-temporada a equipe do São Lourenço conta com o reforço de dois fisioterapeutas. Matheus Baifus e Ruben Cambruzzi estão tendo trabalho nos últimos dias atuando na recuperação de alguns atletas que passaram recentemente por procedimentos cirúrgicos.

Os jogadores Varejão e Iago realizam atividades específicas visando a recuperação mais rápida para retornar o mais breve possível para a quadra.

Cambruzzi conta que Varejão passou por um procedimento bilateral nas articulações do quadril. “Este atleta vem evoluindo bem, porém, precisamos respeitar o tempo de recuperação. Com ele trabalhamos mobilidade articular, alongamento muscular, propriocepção, ganho de força e amplitude de movimento”.

Já Iago, conforme o fisioterapeuta, passou por um processo cirúrgico e ligamento cruzado anterior e seu quadro é estável e progressivo. “Já estamos na fase de cargas, mobilidades, ganho de força, alongamentos, trotes e voltou a exercitar-se em academia”.

Matheus salienta que dentro da reabilitação como também durante pré-temporada, fase onde o volume e intensidade dos treinos são mais elevados, o atleta precisar ter uma boa alimentação, hidratação e qualidade de sono entre outros fatores que influenciam na eficácia de sua recuperação. Nesse sentido, Baifus conta que o papel do fisioterapeuta é fundamental na prevenção de lesões e também no processo de recuperação fazendo com que o atleta possa voltar o mais rápido possível a desempenhar a sua função. “Por isso a importância das avaliações e testes que são realizados na pré-temporada e com o trabalho associado a toda comissão técnica conseguimos evitar lesões e potencializar a performance dos nossos atletas”.

Para os dois profissionais essa deve ser uma temporada para entrar na história de São Lourenço do Oeste. “Há tempos o Futsal São Lourenço tem esse sonho de participar da maior competição nacional que é a Liga Nacional, e junto com isso o setor de fisioterapia do clube vem em de uma grande preparação, esperamos que 2023 possamos colher muitos frutos”, comentou Ruben. Já Baifus conclui dizendo que “como toda a comissão técnica e o grupo de atletas a gente vem se preparando ao máximo para o início da temporada, trabalhar duro agora para colher os frutos lá na frente”.     Samara Graciolli