Maiorca, anfitrião da fase final da UEFA Futsal Champions League O Palma Futsal defronta o bicampeão Sporting CP na final de domingo, no Velòdrom Illes Balears-Mallorca.

UEFA
(Da esquerda) capitão do Palma Carlos Barrón e treinador Atonio Vadillo com treinador do Sporting Nuno Dias e capitão João Matos

O ponto baixo

O Palma está fazendo sua estreia europeia nesta temporada e ainda não conquistou um troféu importante, mesmo no mercado interno. Mas o mesmo não aconteceu com o Ekaterinburg antes do triunfo em 2007/08, e o Palma certamente provou seu valor mesmo antes da épica derrota de sexta-feira por 4 a 3 sobre o Benfica, diante de uma torcida encantada.

Na rodada principal empatou e terminou acima do ex-campeão Kairat Almaty e do eventual semifinalista Sporting Anderlecht Futsal, depois de se recuperar de um início desastroso para derrotar o Sporting Paris em uma estreia extraordinária. O Palma então liderou seu grupo da fase de elite em Son Moix com um jogo do fim, garantindo a chance de manter o recorde dominante da Espanha nesta competição.

O seu experiente plantel inclui Mario Rivillos, antigo inimigo da final do Sporting, e o prolífico Hossein Tayebi, que o Palma espera ter em forma depois de se ter lesionado e marcado o segundo dos seus dois golos nas meias-finais.

O Sporting, agora titular nesta fase da competição, tem o núcleo do plantel (e do treinador Nuno Dias) que provou o triunfo em 2019 e 2021. Venceu os sete jogos que disputou até aqui, incluindo o triunfo sobre o Anderlecht por 7- 1 na sexta-feira em uma semifinal, eles venciam por 5 a 0 antes da marca de sete minutos.

O Sporting tem uma equipa de vencedores em série, e João Matos, Erick, Pauleta, Tomás Paço, Zicky e Pany Varela têm sido cruciais para a recente conquista de títulos continentais e mundiais da seleção portuguesa. Não apenas isso, mas o gol de Alex Merlim na semifinal significa que todos os 12 jogadores externos marcaram na competição nesta temporada.

Palma Futsal
Palma vence Benfica e vai a final

Entrevistas

Antonio Vadillo, treinador do Palma: “Jogar em casa é uma grande vantagem. Trabalhámos muito e temos uma grande oportunidade. Tivemos um dia para recuperar da meia-final. Os meus jogadores vão dar 120% e espero que passe bem. Disse aos meus jogadores: ‘Temos de vencer, que os nossos adversários são muito bons e ganham muito, por isso temos de os igualar’. Sabemos que vai ser difícil, mas somos capazes. Espero para o jogo da minha vida.”

Marlon, jogador do Palma: “Este é um grande desafio. Mas sinto que nos preparamos bem, vamos dar tudo e temos uma grande chance com todo o trabalho que fizemos. Acho que, fisicamente, vai ser um desafio semelhante ao jogo do Benfica. E como mostrámos naquele jogo, estamos à altura.”

Nuno Dias, treinador do Sporting CP: “Conheço muito bem o Palma. Sou muito amigo do seu treinador e director e gosto da forma como joga. São fortes em todas as fases do jogo e o seu guarda-redes é uma peça muito importante parte de seu jogo de ataque.

[Sobre enfrentar a torcida da casa na final] “Penso em quando vencemos em Almaty com [quase 12.000] pessoas nas arquibancadas [em 2019]. Também ganhamos a Liga dos Campeões a portas fechadas [em 2021], então eu não pense que isso é um fator.”

João Matos, capitão do Sporting CP: “Nós, como sempre, estamos focados e acreditamos nas nossas qualidades, também conhecemos os pontos fortes do Palma. uma partida de futsal. A minha experiência ajuda. Não tivemos muito tempo para nos prepararmos para o Palma, mas vimos a meia-final e identificamos pontos onde podemos melhorar e onde podemos prejudicá-los.”

Sporting CP
Sporting goleia Anderlecht e vai a final

Principais estatísticas

  • O Sporting, vencedor em 2019 e 2021, pode tornar-se na primeira equipa de fora de Espanha a conquistar três títulos.
  • É a sétima final do Sporting, feito atrás apenas do Inter FS (8).
  • O Sporting é a primeira equipa a chegar a seis finais em sete anos. Desde que o torneio se tornou a Futsal Champions League em 2018/19, eles perderam apenas uma final.
  • O Sporting chegou a três finais consecutivas, igualando o recorde que tinha igualado entre 2017 e 2019, e partilhado com FC Dínamo (2005, 2006, 2007 e 2012, 2013, 2014), Inter (2016, 2017, 2018) e Barça (2020, 2021, 2022).
  • O Sporting já jogou contra times espanhóis em quatro finais, perdendo para o Inter em 2017 e 2018, vencendo o Barça em 2021 antes da derrota para o mesmo clube na temporada passada.
  • Sem contar a temporada inaugural de 2001/02, o Parma é o quinto clube a chegar à final na estreia. Todas as quatro equipas anteriores – Ekaterinburg (2008), Montesilvano (2011, derrotando o Sporting), Barça (2012) e Ugra (2016) – conquistaram o troféu.
  • Desde que o formato atual com finais a quatro equipas foi introduzido em 2006/07, os anfitriões já venceram (Benfica em 2010 e Barça em 2012 e 2020. Em 2018, o Inter conquistou o título (batendo o Sporting na final) O Sporting é o primeiro time a chegar a cinco finais em seis temporadas e seria o primeiro a conquistar três títulos em quatro anos.
  • Nuno Dias, do Sporting, espera igualar Jesús Velasco na conquista de três títulos como treinador. Dias seria o primeiro a fazê-lo com um único clube, já que Velasco venceu duas vezes com o Inter e uma com o Barça (batendo sempre o Sporting de Dias, em 2017, 2018 e 2022).
  • Dias vai treinar seu 15º jogo na fase final em sua sétima fase final e sua sexta final, todos recordes absolutos.
  • O capitão do Sporting, João Matos, vai disputar o seu 19º jogo na fase final e o sétimo em separado (alguns jogadores já disputaram oito jogos finais, incluindo ambas as mãos no formato pré-2007). Matos tornou-se o primeiro jogador a 75 partidas em competições na semifinal.
  • Guitta, Erick, Pany Varela, João Matos, Alex Merlim e Diego Cavinato, do Sporting, pretendem conquistar o tricampeonato com o Sporting. Zicky, Tomás Paço, Pauleta e o guarda-redes reserva Bernardo Paço também permanecem dos 14 que participaram na final de 2021 derrota do Barça em Zadar.
  • Mario Rivillos, do Palma, marcou duas vezes na vitória do Inter sobre o Sporting por 7 a 0 na final de 2017. Ele também fez parte da equipe vencedora do Barça em 2019/20, mas saiu antes da fase final, que foi adiada para outubro devido ao COVID.