LNFS
Ferrão, jogador do Barça, na partida contra o Xota FS

O talento do pivô brasileiro é uma das principais atrações do Barça – Jimbee Cartagena, que joga neste sábado (18h30, LaLigaSportsTV). ‘La Pantera de Chapecó’ voltou a marcar neste fim de semana, um golaço que culminou em uma fantástica jogada coletiva do Barça. E com isso já são oito gols nos últimos oito jogos em todas as competições pelo Brasileiro. É a figura mágica, porque oito são os golos que tem marcado na Liga, contando os que marcou nas primeiras jornadas. O clube do Barça recuperou a melhor versão de um homem de classe mundial justamente no momento chave da temporada.

Quando Ferrão se machucou na Final Four da UEFA Futsal Champions League, o Barça perdeu a chance de defender o título e seu jogador mais decisivo por mais de três meses. Mas o brasileiro voltou para o momento em que se joga o Campeonato e não precisou de tempo para se adaptar. Ele é o artilheiro de que todos nos lembramos. Ele precisou de apenas alguns segundos para deixar sua marca no dia do retorno, contra o Noia Portus Apostoli. Na semana seguinte, em Antequera, marcou mais um. No Jaén FS, fez o empate, marcando uma dupla penalidade aos 39′.

O brasileiro recuperou sua melhor versão diante da Final Four da Copa del Rey. Lá ele marcou dois gols na semifinal contra o Mallorca Palma Futsal e outro na final contra Jimbee Cartagena, seu adversário no jogo deste sábado (18h30, LaLigaSportsTV). Esse encontro foi resolvido no prolongamento com um golo de Pito. O ’11’ do Barça não sofreu golos nos dois jogos seguintes no campeonato: o empate (4-4) frente ao Mallorca Palma Futsal e a vitória sofrida (3-4) no terreno do Real Betis Futsal. Mas neste sábado reabriu a lata na partida contra o Xota FS. Dyego começou a ação, Catela assistiu e Ferrão finalizou. A jogada foi eleita entre as melhores da semana pelo LNFS.

Os números não mentem: Ferrão marcou 4 gols no Campeonato (em 6 jogos) e outros 4 na Copa del Rey (em 2 jogos). No total, são 8 gols em 8 jogos, um gol por jogo. Ele chega um pouco atrasado para reeditar o cetro de Artilheiro do JOMA, troféu que já conquistou quatro vezes: 16/17, 17/18, 18/19 e 21/22. Ele também foi eleito o Melhor Jogador LNFS em 18/19. Sergio González é apontado como o melhor marcador do Barça esta temporada, com 18 golos, contra 16 de Adolfo e 13 de Matheus. Sergio Lozano ficou em 11 quando veio a lesão.

O pivô de Santa Carina ameaça a invencibilidade do Jimbee Cartagena, time que venceu naquela final da Copa do Rei. O Cartagena chega ao jogo deste sábado (18:30, LaLigaSportsTV) depois de quatro vitórias consecutivas. Mas Ferrão já bateu a marca de Cartagena duas vezes na prova de Antequera. Quando ele está em sua melhor forma, o nível do elenco sobe exponencialmente. Ele melhora seus companheiros de equipe com seus movimentos de ataque e é um verdadeiro martelo quando pode enfrentar os zagueiros e virar para preparar a perna. Além disso, é o único centro nato do plantel do Barça, além do facto de Pito ou Sergio González poderem exercer essa função, variando entre o sistema 3-1 e 4-0.

Dyego e Adolfo, intocáveis ​​para Jesús Velasco

Não podemos esquecer que o Barça não pôde contar com Ferrao ou Dyego na Taça de Espanha. Caiu nas semifinais contra o Inter FS nos pênaltis daquela competição. Uma lágrima fibrilar tirou o ‘7’ dos gramados durante o mês de fevereiro. E Dyego, companheiro de Ferrão no clube e na Seleção, também está fazendo o seu: marcou um gol da casa contra o Xota FS. Jesús Velasco conta ainda com o empenho de Adolfo, que atravessa um doce momento que dura vários meses. Catela também não tem nada a ver com o jogador que era no início da época, já se adaptou ao clube e melhorou fisicamente. O colombiano Harrison se juntou ao time principal. Entre todos tentam compensar a perda de um homem com o carisma, empenho, experiência e talento de Sergio Lozano.