Luís Fogaça

Jaraguá joga pelo empate para ser campeão no jogo da volta. Foto: Luís Fogaça

Com gol no apagar das luzes, o Jaraguá deu um passo importantíssimo rumo ao 11º título do Campeonato Catarinense. Na noite desta quarta-feira (14), Felipe marcou nos últimos segundos e deu a vitória por 1 a 0 ao Aurinegro sobre o Tubarão, na Arena Estener Soratto da Silva, pelo jogo de ida da final.

Após um primeiro tempo em que foi superior e criou as únicas chances claras, o time jaraguaense viu os donos da casa crescerem na etapa final, tornando o confronto equilibrado. Apesar de boas oportunidades de ambos os lados, o empate sem gols se arrastou até o último minuto.

Mas quando restavam apenas 16 segundos para o apito final, Felipe aproveitou cobrança de lateral de William e bateu de primeira. O goleiro Gustavo, que havia feito grandes defesas na partida, deixou a bola passar por baixo das pernas e falhou no momento decisivo.

Situação do confronto

Com o resultado, o Jaraguá tem a vantagem do empate no duelo de volta, que acontece neste sábado (17), às 16h30, na Arena. Os ingressos já estão à venda desde segunda-feira (12) no site do clube ou nos pontos físicos tradicionais.

Já a equipe do Sul do Estado precisa vencer no tempo normal para forçar a prorrogação, onde não há vantagem para nenhum dos lados. Se chegar ao tempo extra e persistir o empate, o campeão será decidido nas penalidades.

Primeiro tempo

O começo de jogo foi de muito estudo, com as equipes tendo dificuldades em criar jogadas e tentando levar perigo apenas em chutes de média distância, mas sem êxito. O jogo transcorreu assim na maior parte do período, até o Jaraguá tomar as rédeas na reta final e produzir três chances claras.

Primeiro, o time saiu tocando de pé em pé, a bola chegou em Felipe, que dominou perto da área e chutou de bico, mas Gustavo fez ótima defesa, aos 13. Quatro minutos depois, William desarmou Daniel, avançou em contra-ataque e serviu Neto, que bateu de primeira e parou novamente no goleiro do Tubarão.

Pouco depois, veio a terceira e última grande chance antes do intervalo. Pirulito carregou pela esquerda, cruzou rasteiro e Jhoy tentou colocar pra dentro de carrinho, mas pegou mal na bola e desperdiçou.

Segundo tempo

O panorama na etapa final foi completamente diferente. Desde o primeiro minuto, os times conseguiram criar com mais facilidade e alternaram boas chances até o fim.

Gustavo seguiu salvando os donos da casa. Foram pelo menos mais três grandes defesas e ainda contou com a sorte em uma finalização de Neto, que desviou no meio do caminho e carimbou o travessão, além de ver Leco cabecear e tirar tinta da trave.

No entanto, Tiago que foi um mero espectador no primeiro tempo, também precisou trabalhar e fez três boas intervenções. Em uma delas, Rabisco pegou o rebote e venceu o goleiro jaraguaense, mas Leco tirou em cima da linha. Em outra, Júlio aproveitou vacilo de Jonas e ficou cara a cara com ele, mas chutou pra fora.

Apesar das oportunidades, o jogo foi caminhando para o fim e o empate parecia certo em Tubarão. Mas só parecia. Faltando 16 segundos, William cobrou lateral para Felipe, que bateu de primeira. Gustavo, que vinha sendo o nome do jogo, acabou aceitando e deixou a bola passar por baixo das pernas. Vitória aurinegra no ‘apagar das luzes’.