fifa
Itália viveu uma das maiores viradas em Copa | Foto: FIFA

‘O Mágico’ estava no auge de seus poderes. Se Ricardinho foi para sua primeira Copa do Mundo de Futsal da FIFA™ como um talento emergente, ele foi para sua segunda tendo já sido nomeado o Melhor Jogador do esporte.

O camisa 10 de Portugal havia esmagado o Paraguai nas oitavas de final da Tailândia 2012. Depois de apenas 61 segundos, ele teve a bola no canto inferior da rede da Itália após um passo lateral fascinante.

O segundo de Ricardinho foi ainda melhor. Ele embolsou a posse de bola em seu próprio campo, avançou para o norte e tocou a bola com o pé para Arnaldo Pereira, cujo chute foi repelido pelo goleiro Stefano Mammarella. Instintivamente, Ricardinho saltou no ar de Bangkok e acrobaticamente chutou para casa com a parte externa do pé.

FIFA
Ricardinho brilhando na Copa do Mundo | Foto: FIFA

O placar estava em 3 a 0, oito segundos após o reinício, com Fernando Cardinal roubando a bola de Marco Ercolessi com maestria e cruzando para Ricardinho completar seu hat-trick.

A Itália, como verdadeiros gladiadores, recusou-se a jogar a toalha. Saad Assis venceu e marcou um pênalti logo no início do segundo tempo, mas com menos de 150 segundos no relógio, eles estavam perdendo por dois. Gols bem trabalhados, no entanto, levaram a disputa para a prorrogação, Gabriel Lima, atuando como goleiro voador, marcou um gol antes de Rodolfo Fortino marcar outro.

A mais alucinante das reviravoltas foi completada por Humberto Honario, que balançou o quadril para entrar e empurrou a Itália para as semifinais.

“Que reviravolta!”, exclamou Honario. “Esta é a Itália, nunca estamos mortos. Sinto muito por Ricardinho. Ele foi excepcional, não merecia perder. Dois minutos é muito tempo no futsal. Você tem que acreditar. Nós sempre acreditamos.”