FIFA
Copa de 1989 foi emblemática | Foto: FIFA

Adilio, Brian Laudrup e Tab Ramos estavam entre a infinidade de jogadores de 11 jogadores que fizeram a transição temporária do gramado para a quadra para a primeira Copa do Mundo de Futsal da FIFA™. Foi decorado com arenas lotadas, gols maravilhosos, jogos pulsantes e grandes surpresas. Terminou com uma decisão dos sonhos: os anfitriões contra os favoritos do pré-torneio.

Um jovem Kim Milton Nielsen, que viria a arbitrar uma semifinal da Copa do Mundo da FIFA™ e uma final da Liga dos Campeões da UEFA, era o homem no comando. A Holanda ostentava Vic Hermans, que havia recusado uma oferta de 11 jogadores do Ajax para continuar no futsal e prolongou sua aposentadoria para jogar no torneio. O Brasil contou com Adilio, que havia sido convocado pelo Brasil e ajudou o Flamengo a superar o Liverpool na Copa Intercontinental.

As expectativas eram altas. Um encontro envolvente correspondeu a eles e muito mais. O Brasil exibiu um samba futsal que até mesmo a multidão holandesa não conseguiu deixar de aproveitar. A Holanda ficou em dívida com o goleiro Ton Bakhuis, que fez grandes defesas de Benatti e Carlos Alberto, por mantê-los na disputa nos estágios iniciais. Com o passar do tempo, a Oranje começou a ameaçar, e Serginho foi forçado a repelir bons esforços de Hermans e Mario Faber.

O gol de abertura veio no meio do tempo, e que beleza foi. Carlos Alberto, de costas para o gol, tocou a bola por entre as próprias pernas para o atacante Benatti, que chutou para o gol.

O empate da Holanda, com o tempo se esgotando, foi outro golaço. Seis meses depois de Marco van Basten ter marcado um voleio implausível na final da UEFA EURO, Marcel Loosveld fez o mesmo, seu chute estrondoso entrando em ambas as traves.

Um terceiro gol maravilhoso resolveria esse suspense. Raul magistralmente passou a bola pelo adversário e chutou para o gol. O Brasil foi o campeão da Copa do Mundo de Futsal da FIFA.