
Ele foi o seis vezes melhor jogador do esporte, mas Ricardinho nunca tinha colocado as mãos no seu maior troféu. Ele nunca tinha sequer ganhado uma medalha na Copa do Mundo de Futsal da FIFA™.
A tríplice coroa do ponta mercurial deu a Portugal 3-0 nas quartas de final da Tailândia 2012, apenas para a Itália produzir uma recuperação hercúlea e vencer. Ele marcou 12 gols em cinco jogos para levar a Seleção das Quinas às semifinais da Colômbia 2016, mas eles terminaram em quarto. Ricardinho teve uma última chance no “troféu que eu quero mais do que qualquer outra coisa”.

Portugal lutou muito para derrotar a Sérvia por 4 a 3 após a prorrogação nas oitavas de final, recuperou-se de 2 a 0 com menos de 10 minutos para eliminar a poderosa Espanha nas quartas de final e marcou um gol de empate no último minuto antes de derrotar o Cazaquistão nos pênaltis nas semifinais.
A atual campeã Argentina atrapalhou “O Mágico” e a história. Treze minutos depois, a trapaça de Ricardinho na linha lateral fez com que o perigoso argentino Cristian Borruto fosse expulso. Quando o power play subsequente estava quase acabando, Ricardinho acertou a trave com força após uma visão admirável de Pany Varela.
A Argentina deu um suspiro de alívio quando a paridade numérica foi restaurada, mas eles estavam rapidamente atrás. O chute falso de Pany deixou Damian Stazzone e Maxi Rescia em suas costas e, depois que ele passou por eles, ele disparou uma bala imparável para marcar.
Estava 2 a 0 após 28 minutos. Ricardinho cobrou escanteio para o Pany desmarcado, cujo voleio suntuoso venceu Nico Sarmiento. Uma resposta instantânea veio na forma de um gol maravilhoso de Angel Claudino, mas Portugal segurou para gravar seu nome no troféu.

“Estou na seleção há 18 anos”, disse Ricardinho à FIFA . “Joguei muitas partidas, muitas competições, quatro Copas do Mundo. Eu sabia que essa era minha última chance de ganhar esse troféu com o qual sonhei a vida toda. Eu sabia que sempre me arrependeria de não ganhar a Copa do Mundo. Estou tão emocionado, estou tão feliz.”
“Ganhei três Champions, 15 campeonatos da liga, a EURO, mas isso é sem dúvida mais especial. É o melhor momento da minha carreira, o melhor dia da minha vida. Esperei minha carreira inteira por esse troféu.”