FIFA
Palco as partidas do Mundial Feminino | Foto: FIFA

A primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal da FIFA, que garante emoções fortes, começará nas Filipinas exatamente em 12 meses.

Um festival de emoções filipino está a apenas um ano de distância! A primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal da FIFA™ começará, de fato, nas Filipinas em 21 de novembro de 2025. O futsal é um dos esportes que mais cresce e mais eletrizantes do planeta. Ele é repleto de quebra-tornozelos, dribles elásticos, lambretas, goleiros artilheiros, golaços, reviravoltas implausíveis e cestas no estouro do cronômetro. A recente Copa do Mundo Feminina de Futsal da FIFA™ teve uma média de quase sete gols por jogo.

Duas nações já garantiram vagas nas Filipinas 2025. Os anfitriões são treinados pelo estimado Vic Hermans, o vencedor da Bola de Ouro na primeira final global masculina em 1989, e ostentam talentos absorventes como Isabella Bandoja e Lanie Ortillo. Enquanto isso, o Futsal Ferns da Nova Zelândia marcou 36 vezes em apenas cinco jogos para conquistar a OFC, com Shivy Anthony e Hannah Kraakman se destacando. Brasil, Portugal e Espanha são os favoritos ao troféu, embora primeiro precisem navegar pela qualificação. A Seleção de Wilson Saboia é abençoada pela máquina de emoções Amandinha, que foi nomeada a melhor jogadora de seu esporte tantas vezes quanto Lionel Messi (oito cada). Camila, a atual Melhor Jogadora Feminina, e Emilly também são excepcionais.

O selecionador de Portugal Luis Conceição pode contar com duas atletas palacianas em Fifo e Janice Silva, enquanto Claudia Pons irá encarregar as gêmeas de Córdoba, Anita Lujan, Peque e Irene Samper de acender o desafio da Espanha. A rodada final das eliminatórias da UEFA ocorrerá em março, com Finlândia, França, Hungria, Itália, Polônia, Portugal, Espanha e Suécia competindo por quatro ingressos para as Filipinas. As preliminares da CONMEBOL também ocorrerão naquele mês. Brasil, Argentina e Colômbia — todas entre as cinco primeiras no Ranking Mundial Feminino de Futsal da FIFA — devem reivindicar seus três ingressos, mas o Paraguai, em rápida ascensão, está ameaçando perturbar a ordem.

Jogadores como Nattamon Artkla (Tailândia), Risa Ikadai (Japão) e Mohadeseh Mohammadi (IR Irã), que foi finalista do prêmio de Melhor Jogadora Feminina de 2023, certamente iluminarão a batalha da AFC em maio por três vagas nas finais globais. CAF e Concacaf terão dois representantes cada na primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal da FIFA. Em 365 dias, as emoções começarão nas Filipinas. Você consegue conter sua excitação?

FIFA
Brasil está entre os favoritos da Copa | Foto: FIFA