21.08_falcao_selecao_1Os fãs do craque Falcão já têm data marcada para assistir ao retorno do melhor jogador de futsal de todos os tempos à seleção brasileira. Fora da Copa América por conta de uma lesão na coxa esquerda, o camisa 12 confirmou que estará à disposição do técnico Serginho Schiochet para o amistoso Brasil x Portugal do dia 22 de setembro, na Arena Castelão. Esta será a segunda partida da seleção em um estádio de futebol. Em setembro do ano passado, Brasil e Argentina duelaram para 56 mil torcedores no Mané Garrincha, recorde de público de toda a história da modalidade.

– Minha meta é estar apto a jogar no dia 3 de setembro, na semifinal da Liga Paulista (Sorocaba x Corinthians). A lesão está cicatrizada, e agora estou na reta final do período de recuperação. A expectativa para o jogo contra Portugal é muito boa, acho que temos tudo para quebrar o nosso recorde de público do ano passado, mesmo porque teremos o duelo Falcão x Ricardinho em Fortaleza – comentou Falcão, ressaltando a presença do camisa 10 português, considerado um dos melhores jogadores de futsal do mundo.

Atualmente com 38 anos, completados em junho, Falcão está sem atuar há quase quatro meses. Com uma lesão num tendão localizado entre o joelho e a coxa, o camisa 12 jogou apenas 20 das 51 partidas que o Sorocaba fez esse ano. Em julho, jogadores e dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) anunciaram uma trégua nas desavenças entre as partes e o consequente retorno das atividades da seleção brasileira, que disputa a Copa América de Futsal a partir desta segunda-feira, em Portovejo, Equador. Convocado na primeira lista do técnico Serginho Schiochet, Falcão acabou pedindo dispensa uma vez que não se considerava apto a disputar torneio em tiro curto.

– Eu acabei optando por pedir dispensa e focar na minha recuperação. Com a seleção, eu acabaria tendo um grande número de jogos em um curto espaço de tempo, e como estou parado há muito tempo, isso certamente me atrapalharia para o restante da temporada – disse.

Segundo Falcão, as próximas duas semanas serão voltadas exclusivamente para o fortalecimento da parte física. Por conta do período de inatividade, o camisa 12 perdeu cerca de 5kg de massa muscular.

– Estou intercalando exercícios na piscina com musculação. Preciso fortalecer a musculatura da perna para evitar qualquer possibilidade de recaída da lesão. Estou treinando de domingo a domingo e, a partir da semana que vem, inicio uma espécie de pré-temporada. É como se eu estivesse começando tudo do zero de novo – contou.

Sobre o confronto com Portugal no dia 22 de setembro, o craque acredita que os portugueses levarão vantagem na parte física. No entanto, ele crê que o fator casa nivelará o favoritismo do duelo marcado para a Arena Castelão.

– Eles estão jogando direto há três anos. Nós estamos parados desde novembro do ano passado e só vamos voltar a jogar agora na Copa América. Dessa parte, acho que Portugal leva vantagem. Só que nós teremos o fator casa e o calor da torcida ao nosso lado – frisou.

Líder de um movimento por melhorias no futsal, Falcão ressaltou que ainda há muito de se fazer pela modalidade. Contudo, ele destacou que a reaproximação dos jogadores com a CBFS foi o primeiro passo para buscar uma evolução no futsal.

– Fizemos algumas colocações que foram aceitas por eles. Uma delas foi o afastamento da Louise Bedé (ex-vice-presidente da CBFS). Outra foi a colocação de alguma pessoa nossa na diretoria. Vamos anunciar o nome na semana que vem. Se tudo acontecer da maneira que esperamos, teremos dado um grande passo para conseguirmos melhorias no futsal – finalizou.

Notícia: Flávio Dilascio
Imagem: Guilherme Giavoni/ Gaspar Nobrega/ Foto&Grafia