FPF
Portugal defende o posto de melhor seleção do mundo

A Seleção Nacional de Futsal deu continuidade, esta terça-feira, ao estágio que contempla o jogo de preparação com a Suíça e o derradeiro encontro da 1.ª fase de qualificação para o Mundial, com a Bielorrússia.

A Equipe das Quinas, orientada por Jorge Braz, cumpriu uma dupla sessão de treino, em Santarém e, depois, em Rio Maior.

Portugal disputa o jogo de preparação com a Suíça na quinta-feira, às 20h00, em Rio Maior. A 7 de março, a Equipa das Quinas encerra a 1.ª fase de qualificação para o Campeonato do Mundo’2024, ao defrontar a Bielorrússia, em Yerevan, na Arménia. O jogo tem início às 18h00 locais (14h00 em Portugal Continental) e é referente à 4.ª ronda desta fase de apuramento.

Depois de três vitórias, a Equipa das Quinas lidera o Grupo 4 de qualificação com nove pontos e está perto de garantir a passagem à Ronda de Elite. Lituânia e Bielorrússia, que se enfrentam por duas vezes no início de março, têm zero pontos. Os vencedores dos grupos, assim como os quatro melhores segundos classificados, seguem diretamente para a Ronda de Elite. Os restantes oito segundos classificados terão de passar por um playoff. Em outubro, Portugal bateu a Bielorrússia em Paredes, por 5-3, em jogo da 1.ª jornada.

Entre os treinos, Fábio Cecílio falou sobre o seu regresso à Seleção (a última presença tinha sido na Finalíssima, em setembro de 2022): “É sempre um orgulho representar o nosso país. O foco é continuar a trabalhar bem para ajudar a equipa. Temos um grupo fantástico, é uma satisfação muito grande fazer parte desta equipa”, recordou.

O ala de 29 anos sublinhou ainda a importância do jogo de preparação com a congénere helvética: “O objetivo é vencer todos os jogos. Vamos ter este jogo interessante com a Suíça. Conhecemos bem o treinador, temos a certeza de que será um jogo exigente. Cabe-nos preparar bem o jogo e espero que seja um momento competitivo que sirva para preparar o encontro com a Bielorrússia”, assinalou.

O jogador que pertence aos quadros do SC Braga/AAUM fez ainda a antevisão ao jogo com os bielorrussos, que terá lugar em Yerevan: “O espírito que se vive na equipa é bom, como é habitual. Estamos a trabalhar bem e a preparar os jogos de forma dedicada. Vamos ter pela frente um jogo extremamente difícil frente à Bielorrússia. O jogo de outubro, em Paredes, foi complicado. Na altura fiiquei de fora por lesão e vi o jogo. Agora vou ter o prazer de estar em campo. O objetivo é vencer, queremos passar à Ronda da Elite só com vitórias. Aqui não há espaço para facilitismos, queremos terminar este ciclo com um registo 100% vencedor”, fechou.