Sinônimo de vitórias e conquistas, a Seleção Brasileira de Futsal conquistou o respeito no mundo pelos títulos que conquistou ao longo de mais de três décadas. Prestes a disputar mais uma Eliminatória para a Copa do Mundo, o grupo de convocados por Serginho Schiochet, que faz pré-temporada na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, recebeu uma visita ilustre no treino desta sexta-feira (29/1). Laerte Pinheiro, um dos primeiros treinadores da Seleção (1979/80), acompanhou a movimentação da equipe direto do Ginásio Costa Cavalcanti.
Atento a toda a movimentação, Laerte não conseguiu esconder um ar de saudosismo ao entrar em quadra e sentar no banco de reservas para acompanhar o treino. Sempre acompanhado do supervisor da Seleção Brasileira, Reinaldo Simões, o ex-treinador viu potencial de sobra no grupo para garantir a vaga na próxima Copa do Mundo.
“A equipe está excelente, com jovens jogando em altíssimo nível. Hoje o futsal necessita de velocidade e foi o que vi no treino do Serginho. Jogadores técnicos, objetivos e que irão com toda a certeza fazer uma grande Eliminatória. Estamos no caminho certo para garantir essa classificação”, afirma.
Sobre as mudaças, Laerte destaca a profissionalização da modalidade, que conta com uma estrutura totalmente diferente da época em que o ex-treinador da Seleção esteve no comando do Brasil nas quadras de futsal.
“Naquela época não tínhamos todo o conforto que se tem hoje, com uma equipe de profissionais monitorando tudo que se passa dentro da Seleção para conseguir extrair o melhor rendimento de cada atleta. É fantástica a evolução da modalidade”, pontua.
Voltar aos trabalhos é descartado por Laerte, que, com bom humor, descartou a possibilidade de um dia treinar novamente a Seleção Brasileira “Não tem a menor condição de voltar. Já estou com 75 anos, só quero olhar e vibrar com eles dentro de quadra. Minha história está escrita já”.
Notícia e Imagem: Assessoria de Imprensa CBFS