Só porque a Espanha é um país com uma tradição de futsal marcada há várias décadas não significa que o sucesso se mantenha ao longo do tempo. Você tem que trabalhar nisso diariamente. Porém, há certos bolsões em que o brilho da qualidade se torna um hábito, felizmente. A UEFA Futsal Champions League é um daqueles cenários em que se destaca que os clubes da Primeira Divisão são uma referência no continente. E se não for credível, aqui estão alguns registos que podem ajudar a convencer qualquer pessoa.
No último fim de semana os protagonistas foram Illes Balears Palma Futsal e Jimbee Cartagena Costa Cálida . No caso dos maiorquinos, quase parece que não lhes é difícil dar passos no seu excelente percurso no torneio. Acumula 22 jogos sem derrota , mais do que qualquer outro clube alguma vez conseguiu, e enfrenta a terceira Final Four consecutiva nas suas únicas três participações, algo que só o Barça (com quatro entre 2012 e 2015) superou… até agora . Os homens de Vadillo , no entanto, têm pela frente um marco sem precedentes: serem os primeiros a vencer três UEFA Futsal Champions League consecutivas. Só se pode comparar o Playas de Castellón , que de 2001 a 2003 conquistou três Taças dos Campeões Europeus , embora apenas duas com a chancela da organização europeia.
Quanto aos jogadores do melão, a estreia foi idílica. A mão de Duda pode ser vista na criação de um grupo com personalidade e confiança, de autor, para estrear em grande estilo na competição europeia. Aconteça o que acontecer, será bom. É o décimo primeiro a consegui-lo depois da russa Sinara (2008, campeã), italiana Montesilvano (2011, campeã), italiana Marca (2012), Barça (2012, campeã), russa Dina (2015), italiana Pescara russa Ugra (2016, campeão), Partido Comunista Russo (2020), Russo Tyunmen (2020) e Palma (2023, campeão). Não é tão absurdo pensar numa vitória hipotética, dados os precedentes.
Os dois clubes que vão perseguir o troféu europeu no primeiro fim de semana de maio de 2025 juntam-se à lista dos clubes espanhóis que alcançaram, pelo menos, a penúltima eliminatória. São seis e o clube inclui Playas de Castellón , Movistar Inter , ElPozo Murcia Costa Cálida e Barça . Graças a Jimbee , a Espanha iguala a Rússia nesses números: Dinamo Moscou , Sinara Ekaterinburg , Dina , o Partido Comunista , Ugra Yugorsk e Tyunmen .
Desta forma, houve pelo menos uma equipa espanhola nas meias-finais da UEFA Futsal Champions League em 22 das 24 edições da competição. Nosso país não perde esta rodada desde 2011. Além disso, é a sétima edição em que haverá duas seleções nacionais na Final Four : 2007, 2018, 2019, 2020, 2021, 2024 e 2025. Mais do que qualquer outro país ( Portugal , quatro: 2011, 2022, 2023 e 2024). E se ampliarmos, é ainda mais impressionante: seis das últimas oito edições.
Tamanho é o domínio que a Espanha participou em 15 edições (de 24) com duas seleções e em sete delas ambas chegaram às semifinais/ Final Four . Quase metade. O melhor de tudo isso é que não acaba aqui e, com sorte, em maio poderemos continuar pedalando de recorde em recorde.