O Esporte Futuro apresentou o seu elenco para a temporada de 2025 na manhã desta segunda-feira (03), em um evento realizado no Ginásio de Esportes Alcides Pan. A cerimônia contou com a participação da direção do clube, comissão técnica, atletas, do secretário de Esportes e Lazer André Alcará e dos vereadores Jozimar Polasso (Progressistas) e Marli Gonçalves Costa (MDB).
O ano de 2025 será o terceiro do Esporte Futuro em Toledo e a meta é seguir em constante evolução, como destacou o gestor Cristiano Bortolon. “A gente quer trazer coisas novas para Toledo. Nós jogamos dois anos aqui e fizemos vários jogos muito bons, competitivos, com grandes equipes, fazendo bons resultados. Agora a gente quer tentar chegar nos Playoffs da Liga Nacional e quem sabe pelo menos na semifinal da Chave Ouro”, destacou.
O treinador da equipe será Luciano Bonfim, que estava no Operário Laranjeiras há seis temporadas e conquistou os títulos das Chaves Prata e Bronze do Paranaense, da Copa Paraná e da Copa União, essa última em 2024. O técnico também teve uma passagem de destaque pelo Foz Cataratas – Foz do Iguaçu entre 2017 e 2018, quando chegou às semifinais da Liga Nacional de Futsal (LNF). Bonfim disse que a torcida pode esperar uma equipe muito aguerrida ao longo da temporada.
“Normalmente as minhas equipes são muito aguerridas, um time guerreiro, que se doa, se dedica. Independente se está ganhando ou perdendo, independente se é uma equipe do mesmo nível, ou com um investimento menor ou maior, é uma equipe que vai ter uma entrega, que vai se dedicar, vai vender muito caro derrotas, porque derrotas fazem parte, mas porém vai valorizar bastante as vitórias. Isso aí com certeza a torcida vai ver nos jogos”, afirmou o novo treinador.
Luciano Bonfim chega para suprir a saída de Eduardo Morruga, que ocupou o cargo de treinador nos dois anos do projeto em Toledo e acertou com o Joaçaba-SC.
Bonfim terá uma equipe recheada de profissionais competentes ao seu lado para tentar trazer bons resultados para o Esporte Futuro ao longo da temporada. A equipe técnica é composta pelo auxiliar e técnico do Sub-20 Matheus Holanda, pelo preparador físico Eduardo Coelho, o preparador de goleiros Felipe Kuerten, pelo fisioterapeuta Gleisson Zorrilla, pelo supervisor Biro, pelo administrativo Eco de Oliveira, pelo mordomo Grafitti e pela Assessoria de Imprensa conduzida por Maicon Wellington.
Elenco
O elenco do Esporte Futuro para o ano está praticamente fechado. No momento a principal carência é um pivô, algo que foi mencionado pelo gestor Cristiano Bortolon. “Na verdade a nossa equipe está 95,00% fechada. Então, está faltando um pivô. É o perfil de pivô que o nosso técnico pediu. Nós estamos buscando esse atleta, mas não está fácil, a gente conversa com outras equipes e eles também não estão encontrando atletas com qualidade para essa função. Dois anos atrás nós tínhamos o Gilvan aqui, um baita jogador que estava há três anos com nós. Ano passado ele foi artilheiro da Liga Nacional, então a gente está buscando uma pérola desse modo”, revelou Bortolon.
O elenco da temporada manterá a ideia do projeto do Esporte Futuro, que é uma base muito jovem, aliada a alguns nomes mais experientes. Um dos nomes de experiência é o ala Renatinho de 33 anos, que vai para a sua segunda temporada no clube. O atleta falou da qualidade do grupo e dessa mescla entre juventude e experiência. “É um elenco jovem, mas são atletas de muita qualidade. Muitos deles são novos, mas já tem um convívio aqui, já participaram de Liga Nacional, de campeonatos estaduais muito fortes. Então eu creio que somando a experiência com essa juventude, nós teremos um grande ano pela frente”, ressaltou Renatinho.
Uma das novidades do time para a temporada não é tão nova assim, o fixo Quixeré, que vestiu as cores do Esporte Futuro está de volta. Em 2024, o atleta defendeu o Cascavel Futsal e o Fortaleza Futsal, equipe pela qual foi campeão da Copa do Nordeste e do Campeonato Brasileiro da CBFS. Quixeré destacou os motivos que o fizeram voltar para Toledo. “Eu me sinto bem aqui, é um lugar que eu já passei e fui feliz. Estou muito contente de estar aqui de volta e espero ser muito feliz novamente, e é claro dar muitas alegrias aos torcedores”.
Confira o elenco apresentado
Goleiros: Obina, Dudu, Pedro e Zanoni
Fixos: Bruno, Quixeré, Gabriel e Kelisson Breno
Alas/Direitos: Vitinho, Feijão, Victor, Léo Negrini e Kaio Menezes
Alas/Esquerdos: Renatinho, Leozinho, Lukinha e Patrik
Pivô: Davi
Temporada
A estreia na Chave Ouro do Campeonato Paranaense está marcada para o dia 09 de março, no Ginásio de Esportes Alcides Pan, em Toledo, contra o Foz Cataratas – Foz do Iguaçu. O horário do jogo ainda não foi oficializado. A LNF ainda não teve a data de início confirmada
A preparação para a temporada terá como ponto alto a disputa da Supertaça Santo Ângelo, a ser realizada no município de mesmo nome, no Rio Grande do Sul. A competição ocorrerá de 23 a 25 e de 27 a 28 de fevereiro. Participam o Esporte Futuro; Cerro Largo Futsal-RS; Entre-Ijuís Futsal-RS; Santa Rosa Futsal-RS; AFUCS-RS; e Lagoa Futsal-RS.