A Espanha cumpriu o objetivo. Não sem trabalhar muito, conquistou a vitória contra a Eslovênia e chega à última janela como líder, dependendo de si para estar na Copa do Mundo de 2024. Na ausência da República Tcheca x Itália nesta quarta-feira, os comandados de Albert Canillas têm mais quatro pontos que os transalpinos, rivais na última jornada do grupo.
A partida seguiu o roteiro esperado, muito semelhante ao de poucos dias antes em Ljubljana : uma seleção eslovena ficou atrás, fechando espaços e procurando o menor erro espanhol. As estatísticas da primeira parte dizem tudo. A Espanha acertou 28 chutes, 16 deles entre os postes, em comparação com os três da Eslovênia , todos ao lado.
Mas o que conta é somar no placar e para isso tivemos que esperar o início do segundo tempo. E teve que ser o garoto da casa, Antonio de Jaén , quem marcou o gol. Ele entrou pela ala esquerda, foi para a perna machucada e bateu Berzelak entre as pernas.
O gol tirou um grande peso da Espanha , mas a Eslovênia não mudou seu plano. Sem correr riscos, ficando atrás e esperando pegar alguma coisa, como em Liubliana . Mas desta vez o erro veio dele. Totoskovic fez passe horizontal na sua área e César aproveitou para fazer 2 a 0. Mais um golo com sabor de Jaén, desta vez de um jogador do Jaén Paraíso Interior.
Finalmente a Espanha pôde desfrutar. É verdade que a Eslovénia manteve a sua ideia e não saiu à procura de mais. Em outro erro, após cobrança rápida de Catela , Adolfo fez o terceiro e novamente o quarto saiu dos pés de Catela em um drop shot para Antonio , que assinou sua dobradinha mais especial.
Só então a Eslovênia optou pelo jogo de cinco, mas a partida já estava resolvida. A Espanha defendeu bem a sua superioridade e fechou mais um jogo, o terceiro dos quatro desta Ronda de Elite, sem sofrer golos. Em dezembro será a hora de encerrar a classificação para a Copa do Mundo.