UEFA

Ortiz capitaneou a Espanha à vitória em sua última internacional. Foto: UEFA

A Espanha pode não ter chegado à sua décima final do UEFA Futsal EURO, mas conquistou a 12ª medalha em igual número de edições com uma vitória por 4-1 no “play-off” sobre a Ucrânia, em Amsterdã.

O capitão Ortiz, fazendo sua 215ª e última aparição pela Espanha após uma carreira de 15 anos pela seleção, acertou um chute na trave logo no início e abriu o placar quando seu canto foi recebido com um voleio forte de Mellado, coroando seu excelente torneio.

Jesús Herrero, que começou depois de ter sido suplente de Didac Plana na baliza da Espanha, depois acertou no poste de longe, mas foi derrotado quando Ihor Korsun roubou Mellado dentro do meio espanhol. Ihor Cherniavskyi pegou a bola e encaixou friamente antes de comemorar com uma cambalhota.

No entanto, a Espanha logo liderou por 2 a 1, quando Solano aproveitou o passe de Chino e produziu um belo chute em ângulo. A pouco menos de dez minutos do final, La Roja dobrou a vantagem após um escanteio de Borja desviado para Boyis, que chutou rasteiro para Kyrylo Tsypun. A Ucrânia agora avançou, mas foi apanhada imediatamente quando Ortiz ganhou a bola e Adolfo conseguiu levar a bola para uma baliza vazia.

O tetracampeão Ortiz encerrou seu sétimo participação na Euro com dois novos recordes: 35 nas finais e 55 no total, incluindo a qualificação.

Ortiz, capitão da Espanha : “Não é o jogo que queríamos jogar – queríamos estar na final mais tarde – mas para nós foi importante conseguir este bronze. É sempre importante ganhar para nós. Viemos aqui para ser campeões, trabalhamos duro para isso, mas não fomos tão bem quanto queríamos. Estou orgulhoso e feliz por tudo que conquistei nestes 15 anos. Dei tudo pelo meu país e ninguém pode negar isso.”