A Seleção Nacional de Portugal prossegue, esta quarta-feira, em Matosinhos, o estágio de preparação que contempla dois jogos com o Japão. A formação orientada por Jorge Braz realizou uma sessão de treino à tarde, tendo em vista a preparação para a fase final do Campeonato do Mundo 2024, que se realizará no Uzbequistão, entre 14 de setembro e 6 de outubro de 2024.
Portugal defronta o Japão em dois jogos de preparação agendados para o Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, a 3 e 5 de fevereiro. Ambos os jogos com a equipa nipónica terão início pelas 20h00. Olhando para o histórico de confrontos, Portugal e Japão já se enfrentaram em sete ocasiões (quatro vitórias para a Equipa das Quinas e três empates), sendo que o último jogo disputou-se em agosto de 2021, em Rio Maior, na preparação para o Mundial da Lituânia.
Em declarações ao fpf.pt, Erick destacou os objetivos para este estágio e colocou toda a atenção na preparação para o Mundial: “O nosso principal foco é vencermos estes dois jogos e consolidar o processo tendo em vista o Mundial. Este será um dos últimos estágios antes do arranque da preparação para a fase final e as nossas atenções estão totalmente viradas para a nossa preparação e na forma como podemos crescer e melhorar. Apesar de o Campeonato do Mundo estar a apenas alguns meses, este grupo tem a mentalidade certa e o nosso foco está sempre no próximo treino e no estágio”, começou por dizer.
Em jeito de antevisão aos duelos com o Japão, o universal de 28 anos diz esperar dois jogos muito competitivos, lembrando o confronto de 2021, na preparação para o Mundial desse ano: “É uma equipa muito intensa e disciplinada. Fazem tudo muito certinho, têm uma boa noção do jogo. Recordo-me do 3-2 em Rio Maior, corriam muito e tinham uma grande intensidade. Tenho um colega japonês no Barcelona [Kokoro Harada], que foge um pouco do enquadramento do que é um jogador típico deste país. É muito virtuoso, aposta muito no drible, por exemplo. Normalmente, os japoneses são mais disciplinados e organizados. Espero dois jogos muito competitivos, algo que nos vai ajudar na preparação, claramente”, acrescentou.