Os estaduais de futsal ocorrem em paralelo aos jogos da Liga Nacional de Futsal. As equipes da LNF 2019 disputam e buscam triunfar dentro das respectivas regiões. O Campeonato Paulista, a Liga Paulista, o Campeonato Gaúcho, o Campeonato Paranaense, além do Campeonato Catarinense, contam com times da LNF.

Corinthians está na semifinal do Campeonato Paulista. Foto: Yuri Gomes
Recentemente, a Intelli conquistou a Copa Paulista. Em São Paulo, também ocorre o Campeonato Paulista, que está nas semifinais, com os seguintes confrontos: São José x Magnus; AABB x Corinthians. Já a Liga Paulista de Futsal tem previsão de início em 15 de julho. Os participantes foram divididos em dois grupos. Grupo A: Magnus, São José, São Caetano, Taboão, Pulo do Gato, N10, Taubaté, Dracena e Botucatuense. Grupo B: Corinthians, Intelli, Mogi das Cruzes, Barueri, Indaiatuba, Hortolândia, Yoka, FIB e Uniara.

Campeonato Paranaense é um dos mais equilibrados do Brasil. Foto: Mauricio Moreira
Outros três estaduais estão em andamento e com jogos pela primeira fase. No Paraná, Cascavel, Campo Mourão, Copagril, Foz Cataratas, Marreco e Pato disputam as primeiras colocações do campeonato.
No Rio Grande do Sul, a Liga Gaúcha começou recentemente. ACBF e Atlântico, que disputam a LNF 2019, estão entre os candidatos ao título. A equipe laranja é a atual campeã estadual. Por outro lado, a Assoeva, de Venâncio Aires, disputa o estadual série ouro na atual temporada.

ACBF é a atual campeã da Liga Gaúcha. Foto: Ulisses Castro
Já no Campeonato Catarinense, a liderança pertence ao São Francisco Futsal, que atua em São Francisco do Sul, cidade mais antiga de Santa Catarina. O time tem 18 pontos na tabela de classificação e é seguido por cinco equipes de LNF. A ordem na classificação aponta Tubarão, Joaçaba, Blumenau, Jaraguá e Joinville. São Lourenço e Concórdia também disputam o catarinense e, hoje, estariam eliminados da competição.

Tubarão é o atual campeão catarinense. Foto: Iully Ribeiro