LNFS

Marcel, do ElPozo Murcia Costa Cálida, e Javi Mínguez, do Jimbee Cartagena, no derby da primeira volta. Foto: LNFS

O duelo entre as duas equipes da Região de Múrcia atrai todas as atenções esta sexta-feira, a partir das 17h45. Múrcia e Cartagena se enfrentam nas quartas de final, em um empate que não acontecia há quase duas décadas. Jimbee Cartagena inscreveu-se nos dois derbies realizados esta temporada, o da Liga e a Taça Presidente da FFRM, mas o ElPozo Murcia Costa Cálida chega a Granada no seu melhor momento da temporada, depois de cinco vitórias consecutivas na Liga. Duda, que conquistou três títulos da Copa da Espanha como técnico do rival nesta sexta-feira, busca a primeira vitória do time melão.

JIMBEE CARTAGENA FS – ELPOZO MURCIA COSTA CÁLIDA

Sexta-feira, 10/02/2023. 17h45 Palácio Municipal de Esportes de Granada.

A sessão de sexta-feira na Copa da Espanha começa com uma partida de máxima rivalidade. ElPozo Murcia Costa Cálida e Jimbee Cartagena se encontram nas quartas de final, como o primeiro passo para alcançar um troféu que ambos desejam. O povo de Murcia, porque quer quebrar essa seca de seis anos sem conquistar um título, e o povo de Cartagena, para endossar o bom desempenho nas últimas temporadas com uma boa atuação na competição da copa.

É um jogo de tudo ou nada, onde qualquer detalhe pode fazer pender a balança. Mas o ElPozo Murcia Costa Cálida chega a Granada com melhores sensações, depois de ter afastado o espinho da eliminação na Supertaça de Espanha com quatro vitórias para o arranque da segunda eliminatória. São cinco seguidos na Liga, o que significa que a equipe de Javi Rodríguez deixa para trás as complicações do início da temporada e se instala entre os quatro primeiros da tabela. A equipa de presuntos distanciou-se esta sexta-feira a cinco pontos do Inter FS, Viña Albali Valdepeñas e do seu rival, estando já no horizonte a segunda posição partilhada por Jaén FS e Mallorca Palma Futsal.

Javi Rodríguez tem todas as suas tropas, uma vez que o capitão Fernando Aguilera voltou ao grupo nas últimas semanas. Chegam a Granada, segundo disse o treinador na anterior, com o intuito de reconquistar o título que lhes foi tirado, na sua opinião, pela arbitragem na final da época passada. Recorde-se que o jogo terminou empatado, 3-3, e que o ElPozo Murcia venceu o Barça nas grandes penalidades e chegou a festejar a conquista do título, mas os árbitros mandaram repetir o pênalti decisivo.

O primeiro passo para os murcianos é derrotar Jimbee Cartagena nas quartas de final, que vive um momento irregular em termos de resultados, mas com os precedentes desta temporada a seu favor. Os pupilos de Duda venceram por 2 a 1 no clássico da primeira fase da Liga e por 3 a 1 na final da Copa Presidente da FFRM. Este ano quer dar um passo adiante em suas aspirações depois de ter participado das duas últimas Copas da Espanha: em 2021, venceu o Viña Albali Valdepeñas nas quartas de final, mas perdeu para o Inter FS nas semifinais; e no ano passado saíram na primeira troca depois de perder para o Barça por 3 a 1. Eles tiveram o mesmo destino em 2018, eliminados pelo Jaén FS nas quartas de final. Há apenas um precedente entre as duas equipes na Copa da Espanha, e foi na fase anterior do entidade Cartagena na Primeira Divisão, quando era conhecido como Polaris World Cartagena. ElPozo Murcia venceu por 6-7 nas quartas de final da edição de 2004.

Depois de um trecho sensacional da competição, em que até alcançou o Barça no topo da tabela, Jimbee Cartagena mal conseguiu uma vitória nos últimos oito jogos. Na segunda rodada, nenhuma derrota, mas muitos empates. Atravessou as grandes penalidades na Taça SM El Rey frente ao Alzira FS (2-2), e na Liga tem uma posição tranquila com vista à entrada no Play Off pelo título, com dez pontos de vantagem sobre o nono classificado . Mas o título que interessa agora está em jogo no Granada, com dois adeptos absolutamente dedicados às suas equipas para que consigam vencer o derby e, aliás, a passagem às meias-finais de sábado. Quem vencer vai esperar pelo vencedor do Jaén FS – Mallorca Palma Futsal.