Paula Reis
Formado na base do Inter, zagueiro se destacou no Bragantino e foi contratado pelo Flamengo em março de 2024.

Improvisado por Tite no meio-campo do Flamengo na vitória sobre o Grêmio nesta quinta-feira (13), o zagueiro Léo Ortiz carrega o futsal no sangue. Gaúcho de Porto Alegre, o jogador de 28 anos é filho do pivô Luis Fernando Ortiz, multicampeão com Inter e com a seleção brasileira nos anos 1990.

Léo Ortiz foi contratado pelo Flamengo neste ano, após boas temporadas no Bragantino, em São Paulo. Na entrevista coletiva desta quinta, depois dos três pontos conquistados diante do tricolor gaúcho, no Maracanã, Tite agradeceu à Léo Ortiz e Léo Pereira, que atuaram fora de suas funções habituais.

— Obrigado Léo Pereira e obrigado Léo Ortiz. O Léo Ortiz fez toda a base dele jogando na primeira função do meio campo, mas vinha jogando como zagueiro. Se fez necessário — comentou Tite.

Atualmente com 59 anos e dedica a curtir a família, o “Ortiz pai” faz questão de ressaltar o orgulho do filho. Luis Fernando iniciou no campo, no Grêmio da década de 1980, como atacante, mas foi nas quadras a carreira deslanchou. O filho, ao contrário, consolidou a carreira no futebol.

— É um orgulho muito grande ver tudo que ele está conquistando, com as dificuldades que teve no início da carreira. Tudo depois de um grande trabalho que ele fez no Bragantino, que é um clube que abriu as portas para ele e tem um projeto muito legal. Eu sempre brinco que é muito mais fácil ser pai de atacante do que pai de zagueiro, de goleiro. A gente está sempre numa tensão muito grande para que ele vá bem — comentou Ortiz em entrevista para GZH, em abril.