Poucas são as vezes em que 40 minutos são suficientes para resumir o que é o futsal brasileiro. Talvez a final da LNF mrJack.bet 2023 seja uma boa sugestão para quem quiser tentar fazer esse exercício. Afinal de contas, nesse intervalo de tempo foi possível ver: um ginásio lotado com festa de duas comunidades que vivem o esporte, equilíbrio técnico entre dois clubes tradicionais da modalidade, emoção e reviravolta de expectativa em segundos e por fim, números que comprovam o crescimento da competição.

Edson Castro
Atlântico e Joinville fizeram a Final da LNF mrJack.bet 2023

“O jogo único transmitido ao vivo pela Globo representou um marco importante para a visibilidade e o alcance do futsal no Brasil, dada a audiência massiva da emissora. Aumentar a exposição do esporte em um canal de TV aberta, como a Globo, contribui significativamente para popularizar ainda mais o futsal e atrair um público mais amplo”, analisa Norberto Mello, Diretor Executivo da LNF.

Em 2023, a LNF movimentou-se bastante também fora do campo desportivo. Foram anunciadas novidades para o futuro. O Talentos LNF vai reunir todas as equipes na categoria Sub20, uma porta de entrada para o futsal profissional e vitrine para os jovens talentos. Outro aspecto importante foi a formatação do ranking técnico para a criação da Liga de Acesso em 2025, o que elevará ainda mais o nível do maior campeonato de futsal do país.

Nesta temporada, a LNF fechou o inédito naming rights da competição com a casa de apostas mrJack.bet, além de seguir com seus principais patrocinadores nos últimos anos: Umbro, Krona e Cresol. No âmbito comercial, a Golden Goal, empresa renomada no mercado esportivo, firmou parceria com a entidade. Win the Game e Ernest & Young também chegaram nessa temporada para auxiliar a LNF na busca pela profissionalização de suas áreas e novos investimentos.

Também neste ano, a LNF firmou um convênio com a Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFEUSP), destinado a impulsionar pesquisas científicas relacionadas à competição mais importante e tradicional do futsal brasileiro. A parceria possibilitará o compartilhamento de dados da LNF com o grupo de pesquisa GEAFUT até a temporada 2025, incluindo dados notacionais e imagens dos jogos. Os dados servirão de matéria-prima para diversos estudos, desde análises longitudinais de indicadores básicos ao longo das 28 edições da LNF.

Rafael Moraes
Magnus e Cascavel ficaram em 3º e 4º lugar, respectivamente

Porém, foi dentro da quadra que a LNF ganhou maior projeção. Todos os 305 jogos, somando primeira fase, Playoffs e a Final única, tiveram transmissão ao vivo. A LNFTV cobriu 285 partidas, com mais 10 mil pacotes de PPV vendidos; no YouTube foram transmitidas 82 partidas; 60 jogos foram cobertos na mesma plataforma pelos canais dos próprios clubes; o sportv levou ao assinante 31 jogos; e a Globo, em canal aberto, colocou Atlântico x Joinville ao vivo dentro do Esporte Espetacular em um domingo pela manhã para todo o território nacional.

Em Toledo, depois de três finais perdidas, o Atlântico fez a festa. Faturou o caneco disputado por 24 times que, juntos, marcaram 1.603 gols, uma média de 5,3 por partida. O Galo, além do troféu, teve Richard como Craque e Artilheiro com 30 gols. Duduzinho, do Pato, foi a Revelação, e Cassiano Klein, do Joinville, o melhor treinador. O Blumenau levou o prêmio Fair Play. A seleção da competição teve: Willian (Joinville), Neguinho, William Bolt e Richard (Atlântico) e Charuto (Magnus).

Nos ginásios, ninguém levou mais torcida do que o Jaraguá. Foram 44.672 torcedores, sendo 6.428 no maior público, nas oitavas de final contra a Assoeva. No total, mais de 300 mil pessoas assistiram às partidas nas arquibancadas. Sinal de sucesso e de responsabilidade pela frente.

Paulo Sauer
Jaraguá foi quem mais levou torcida aos jogos

“A LNF em 2023 distribuiu mais de RS 4 milhões entre as equipes participantes. A perspectiva para 2024 é que esse valor chegue na casa de RS 8 milhões. Quanto à perspectiva de novos produtos com a marca da LNF, a criação da Talentos LNF 2024, mostra o comprometimento da Liga em gerar possibilidade dos atletas Sub20 participarem de uma competição nacional, com intercâmbio entre os estados. Esta competição está movimentando o mercado e, com certeza, será um sucesso absoluto. Em breve teremos mais novidades de competições e produtos com a marca LNF”, completa Norberto.

A temporada 2024 já começou! As 24 equipes estão confirmadas na disputa do Melhor Futsal do Mundo. Neste ano, vale a vaga na LNF em 2025. As últimas quatro do ranking disputarão a Liga de Acesso, juntando-se às demais equipes que entrarão.