Getty Images
Dyego foi o destaque na semifinal da Copa do Mundo de futsal 2024  | Foto: Getty Images

A seleção brasileira de futsal está de volta a uma final de Copa do Mundo depois de 12 anos. Em jogo difícil e equilibrado, o time de Marquinhos Xavier venceu a Ucrânia por 3 a 2, com atuação decisiva de Dyego, que fez os três gols. O adversário do Brasil sairá do confronto entre Argentina e França, que jogarão nesta quinta-feira.

A Ucrânia foi melhor no primeiro tempo, criando várias oportunidades e marcando muito forte. O Brasil dependia muito das individualidades e o jogo coletivo não aparecia. Cherniavskyi abriu o placar para a Ucrânia numa precipitação do goleiro Willian, que fez uma reposição errada. O Brasil sentiu o gol e perdeu a concentração. Poderia ter sofrido mais gols na reta final da primeira parte, mas o placar não foi alterado.

A virada dos brasileiros veio logo no início do segundo tempo. Dyego, o cara do jogo, assumiu a responsabilidade e colocou a seleção brasileira na frente. A partir daí a Ucrânia teve mais a iniciativa, mas começou a fazer muitas faltas. E foram essas faltas que decidiram o jogo para o Brasil. Uma falta boba, no campo de ataque, permitiu a Dyego bater o tiro de dez metros e fazer o gol que seria o da vitória.

A Ucrânia colocou goleiro-linha e pressionou até o final, mas a boa defesa brasileira soube resistir ao ataque adversário e zerar o cronômetro com a suada vitória. O Brasil superou mais um obstáculo e está a uma partida de recuperar a hegemonia no futsal. Dyego, que recuperou a forma e o ritmo durante o torneio – vinha de grave lesão – é a grande esperança para a final e candidatíssimo a ser o melhor jogador do campeonato.