Não é de hoje que o equilíbrio e as dificuldades são as marcas da LNF. Dificuldades diferentes unem praticamente todas as equipes que disputam a competição. Não é diferente no Paraná, onde dentre outros clubes do estado, Umuarama e Cascavel largaram bem na edição 2023. Hoje, ambos estariam classificados para os Playoffs. Ao mesmo tempo, os dois sabem que até lá tem muita coisa para acontecer.

Campeão em 2021, o Cascavel, depois um longo trabalho com Cassiano Klein, trocou de comando. Lucas Chioro assumiu o elenco e, aos poucos, vem colhendo os frutos com a alteração da liderança no vestiário.
“Pra nós foi muito tranquila. O Cascavel tem uma filosofia e o trabalho do Lucas teve a melhor aceitação possível do grupo. Na reta final do estadual, ano passado, ele ficou com a gente e viu o nosso dia a dia. Até em situação de tática de jogo, o que o Cassiano tinha, se aproxima muito. Ele colocou outras coisas também, tanto é que estamos evoluindo”, destaca Gustavinho, um dos remanescentes do time campeão. Por isso, fala com propriedade a respeito da projeção para a atual temporada.
“O clube chegou em um nível que em toda a competição que entra, é para buscar o título. Claro que em 2023 as equipes se reforçaram muito e então o nível de atenção e comprometimento tem que ser maior ainda. Chegamos nesse patamar e temos que brigar para os Playoffs e só depois pensar em final ou em bicampeonato. Tem muita coisa para evoluir até lá”, completa o jogador.

Também do interior paranaense, o Umuarama começou a edição atual da LNF de maneira promissora. De um ano para o outro, o elenco passou por uma boa reformulação. “As expectativas são boas, é praticamente um novo time. Acho que estamos no caminho certo e o primeiro objetivo é ficar entre os classificados e depois pensar no mata-mata”, afirma Alex. Para um dos destaques do time, três vitórias e duas derrotas em cinco jogos é um desempenho que poderia e pode melhorar.
“Acho que fizemos bons jogos, ganhamos lá em Jaraguá, todos sabem como é difícil jogar lá. Depois, contra o Praia Clube, a gente foi muito mal, irreconhecíveis, não entramos no jogo. Contra o Joinville, perdemos, mas jogamos bem e até tivemos chance de empatar. Os dois últimos jogos saímos com a vitória, Brasília e Taubaté. Acho que nosso desempenho está bom e continuamos trabalhando muito pra melhorar a cada jogo”, completa.
O Cascavel volta à quadra amanhã, fora de casa, diante do atual campeão Corinthians. Partida das 19h30 com transmissão ao vivo e exclusiva do Sportv. No dia seguinte, em casa, o Umuarama recebe o Magnas. Transmissão ao vivo, às 20h, da LNFTV.