
“Prison Break!”
“Igualmente, é a melhor série de todos os tempos para mim. Nenhuma outra série já a superou.”
Os dois rapazes estão em perfeita harmonia. Quando um fala, o outro acena. Eles têm a mesma entonação. Sorrisos brilham de ambos os lados.
Eles têm o mesmo gosto musical, ouvindo Jul ou 4Keus. O mesmo vale para suas séries favoritas. Suas irmãs são boas amigas. Ambos têm uma queda por moda. “Ele é o mais bem vestido”, diz um. “Não, ele é”, diz o outro.
Não há fim para a lista de semelhanças. E, claro, ambos são chamados de Mamadou Toure. Sua roupa favorita é definitivamente a que eles usam quando representam o time francês de futsal.

Um tem 22 anos, joga pelo Barcelona desde 2023 e marcou 10 gols em 28 jogos pelo seu país. O outro tem 26, representará o Sporting Club Paris na próxima temporada após deixar o Nantes Metropole Futsal e marcou oito vezes em 29 partidas internacionais.
Para diferenciá-los, o atual Melhor Jogador Jovem da primeira divisão espanhola é conhecido como Mamad, enquanto o jogador que terminou como o segundo maior artilheiro na campanha francesa D1 de 2022/23, atrás do grande marroquino Soufiane El Mesrar, é conhecido simplesmente como Toure.
“Eles estão sempre juntos e são inseparáveis”, brincou o técnico Raphael Reynaud sobre os dois Mamadou Toures. “Nós dois até jogamos futebol de 11 pelo Estrela Vermelha”, disse Toure à FIFA .
“Mas não ao mesmo tempo”, disse Mamad. Os dois jovens mudaram para o futsal por acaso, um treinado por seu primo, o outro descoberto por um olheiro há apenas seis anos.
Os dois Mamadou Toures têm desfrutado de uma ascensão constante ao topo, tendo ambos conquistado sua primeira convocação pela França em 2021. Embora ainda não tivesse assinado pelo Barça , Mamad foi o primeiro jogador a ser convocado para um jogo contra a Armênia. Isso causou confusão para Toure, que então jogava pelo Paris Acasa?
“Não, não houve confusão”, revelou o mais velho, rindo, “porque toda vez que anunciam as listas, incluem o nome do clube e a data de nascimento do jogador”. No entanto, eles se encontraram em uma série de situações engraçadas por causa de seus nomes.
“No aeroporto”, brincou Mamad, enquanto Toure revirava os olhos e acrescentava: “Sempre acontece conosco quando estamos no exterior, voltando para casa”.
“Sim, tende a funcionar bem para quem vai primeiro”, continuou Mamad. “Mas quem vai em segundo sempre tem dificuldades. Da última vez, fui em segundo e eles pensaram que tínhamos comprado dois ingressos para a mesma pessoa, então cancelaram meu ingresso. Tivemos que reservar um novo. Demorou uma eternidade!”

Embora eles possam rir sobre isso agora, a dupla espera que isso não aconteça novamente quando eles decolarem para o Uzbequistão. Os dois Mamadou Toures e a França participarão de sua primeira Copa do Mundo de Futsal da FIFA™ de 14 de setembro a 6 de outubro. Além disso, eles ficarão juntos no hotel Les Bleus em Bukhara.
Enquanto isso, a equipe francesa permanece invicta há 14 meses em sua preparação para as finais globais. Eles até venceram a Copa Global de Futsal 2024 na Lituânia em abril, derrotando o pentacampeão mundial Brasil por 3 a 2 no processo.
“Foi uma partida enorme contra um dos melhores times do mundo, se não o melhor”, lembrou Mamad. “Conheço alguns jogadores da seleção brasileira e depois que vencemos, eu os critiquei um pouco porque eles estavam se exibindo antes. Vencer contra um time grande como esse é ótimo. Percorremos um longo caminho para chegar aqui. Uma vitória sobre um time como o Brasil significa nada além de coisas boas para o futuro. Espero que os derrotemos novamente se os encontrarmos novamente na Copa do Mundo.”

Os franceses podem encontrar os brasileiros novamente nas oitavas de final, no mínimo, mas dessa vez terão Pito, que ficou de fora na Lituânia. É aí que as coisas podem mudar.
“Ele é o melhor jogador do mundo”, disse Toure. “Ele pode fazer tudo, seja defendendo ou atacando. Ele é um jogador realmente completo. Ele se tornou o jogador mais consistente do futsal nos últimos anos. De qualquer forma, Mamad o conhece melhor.”
“Como ele disse, ele é o melhor jogador do mundo agora”, acrescentou Mamad, que joga com Pito no Barça . “Tenho a sorte de treinar com ele regularmente e é incrível vê-lo. Felizmente, ele joga no meu time porque eu não gostaria de jogar contra ele.”

No entanto, os Toures acreditam que têm uma arma secreta em seu time.
“Meus três melhores jogadores do mundo seriam Pito, Dyego Zuffo, outro brasileiro do Barça, e Souheil Mouhoudine.”
“Sim, Souheil”, concordou Toure. “Ele é um pouco subestimado, mas espero que ele faça seu nome agora que assinou com o time espanhol Jimbee Cartagena.
“As pessoas ainda não sabem o quão bom ele realmente é porque ele é francês, então ele é um tanto esquecido. Mas os franceses estão quebrando barreiras, como Mamad, Souheil, Steve [Bendali], Arthur [Tchaptchet] e Amin [Benslama]. Isso é bom para o futsal francês e nos ajuda a crescer juntos.”

Agora, a apenas algumas semanas do início da Copa do Mundo no Uzbequistão, esses competidores dedicados estão bem cientes de que ainda têm a oportunidade de “crescer juntos”, mirando a vitória e aproveitando cada minuto da aventura.
“Eu só quero ter uma experiência incrível”, disse Toure. “Descobrir novos lugares e culturas diferentes é importante. A seleção nacional nos dá a oportunidade de viajar para países que nunca sonharíamos em visitar. É muito divertido e estamos lá para tentar fazer bem na Copa do Mundo.”
“Estamos realmente ansiosos para saber mais sobre a Copa do Mundo e o Uzbequistão”, concluiu Mamad. “Juntos.”