Com derrota por 3 a 1 para o Chopinzinho em jogo de muita entrega na noite desta quinta-feira (323), o Campo Mourão se despediu do Paranaense Série Ouro e a final da competição será entre duas equipes da região sudoeste. Na última terça-feira (22) o Pato havia eliminado o Cascavel ao vencer por 2 a 1 no tempo normal e repetir o placar na prorrogação. Precisando vencer, o Carneirão saiu atrás no primeiro tempo, chegou a empatar na segunda etapa, mas como tinha obrigação de um resultado positivo para levar o jogo para prorrogação, lançou o goleiro linha e acabou levando dois gols no final da partida.

Com a definição dos finalistas de 2023, a Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) confirmou as datas dos dois jogos que vão definir o campeão Estadual da atual temporada. A primeira partida será no dia 3 de dezembro (domingo) às 11h no Ginásio Deonisto Debona e o duelo da volta no dia 10 de dezembro (domingo) às 16h no Ginásio Dolivar Lavarda. Chopinzinho e Pato Futsal terminaram a 1ª fase como líderes de seus respectivos grupos. O Chopinzinho fez 32 pontos no Grupo A e o Pato Futsal 36 no Grupo B. Sendo assim o time de Pato Branco, no geral, teve a melhor campanha e por isso vai ter o direito de decidir em casa o jogo do título. Dessa forma o Pato tem a vantagem de jogar pelo empate em uma hipótese de prorrogação na final.

Mesmo sendo primeiro colocado em sua respectiva chave, o Chopinzinho ficou na quarta colocação geral, atrás ainda de Esporte Futuro/Toledo e Cascavel Futsal, que também estavam no grupo B. No entanto a FPFS só utilizou a classificação geral em casos de confrontos onde duas equipes ficaram com a mesma posição na 1ª fase. Exemplo, o Cascavel Futsal fez mais pontos que o Foz Cataratas na fase de grupos, 35 para a Serpente e 30 para o Azulão, mas quando se enfrentaram nas quartas de final o Foz jogou a segunda partida em casa porque foi segundo colocada no grupo A e o Tricolor terceiro no grupo B.

Pato Futsal e Chopinzinho se enfrentaram pela última vez no dia 21 de junho, em Chopinzinho, e o time da casa venceu o confronto por 5 a 3. Atual campeão, a ACEL busca o segundo título da sua história contra um adversário que já conquistou duas vezes a Liga Nacional de Futsal (2018 e 2019). No entanto, do ponto de vista dos mais conservadores, o Pato Futsal também só tem um título da Série Ouro, quando foi campeão em 2017. A taça foi conquistada já com o novo projeto do futsal patobranquense à partir de 2010. Mas, vale lembrar que a cidade de Pato Branco já conquistou outros dois títulos estaduais, em 1990 e 2006.

Mauricio Moreira
Grande decisão será dia 10 de dezembro.