Divulgação
Débora Vanin em amistoso da seleção brasileira

Santa Catarina terá duas representantes na Copa América de Futsal Feminino: a goleira Jozi e a ala Débora Vanin, ambas de Chapecó. Ao ge, Débora contou como está a preparação para o torneio, que inicia no domingo, na Argentina, e projeta as ambições de título para o Brasil.

Confira AQUI a entrevista

O Brasil está no Grupo B e vai enfrentar Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela. No Grupo A estão: Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai.

— A nossa maior dificuldade vai ser contra o Paraguai, que tem uma equipe muito boa, aguerrida e, vendo alguns jogos do Torneio Internacional de Xanxerê, foi uma das equipes que deu trabalho. Mas seleção brasileira é seleção brasileira. Não podemos dizer que não somos favoritos, mas o objetivo é manter os nossos bons jogos. Vamos almejar o título e trazer pro Brasil.

Formada na base da Female, de Chapecó, onde se profissionalizou, Débora Vanin já foi convocada pelo Brasil quatro vezes. No início deste ano, a ala do Tikitaka, da Itália, foi chamada pelo técnico Wilson Sabóia para os amistosos contra Espanha.

— Passa um filme na minha cabeça de todo o esforço e dedicação, de nunca ter desistido porque é muito difícil viver no futsal feminino. Tive momentos difíceis, mas com o apoio da minha família mantive a cabeça boa e segui acreditando nos sonhos. Estar na seleção é um sonho desde criança, é um objetivo, poder defender essa camisa é algo diferente. É uma sensação muito boa poder vestir essa camisa, escutar o hino nacional, é muito gratificante lembrar de todo o esforço.

O Brasil foi campeão da Copa América de Futsal Feminino em seis das sete edições: 2005, 2007, 2009, 2011, 2017 e 2019. A Colômbia venceu uma vez, em 2015. Após 2019, devido a pandemia de covid-19, não houve mais disputa do torneio até este ano.

— É um período grande para as outras equipes se prepararem, evoluírem o processo, então não sei muito que esperar, mas, comparando com o Torneio Internacional, eu tenho certeza que o Brasil tem muitas chances de ser campeão — completa Débora.

O primeiro compromisso do Brasil na Copa América é no domingo, às 16h (de Brasília), contra o Equador, em Buenos Aires, na Argentina.