Em ano de Copa do Mundo Feminina, algumas atletas que se destacam por suas seleções movimentam o mercado de transferências. Recentemente, duas gaúchas, titulares em suas seleções, foram anunciadas por uma equipe que promete fazer a diferença no futsal italiano.

De muita tradição no futebol, a Roma busca ser reconhecida no futsal feminino. Sob o nome de “Women Roma”, a equipe, que é a atual vencedora da segunda divisão italiana, contará no elenco com as gaúchas Ana Sestari, de Progresso, e Tampa, de Constantina.
A primeira é goleira titular da seleção italiana, enquanto a segunda foi uma das principais jogadoras da seleção brasileira na conquista da Copa América em março deste ano.
Referências na Itália
No futsal feminino, a Itália conta com uma das principais ligas no quesito competitividade. Na convocação do Brasil para a Copa América, por exemplo, seis das 15 jogadoras atuavam no país europeu, que foi o que mais cedeu atletas para o técnico Wilson Sabóia.
Ana Sestari é goleira e esteve no Okasa Falconara na última temporada. Na final do Campeonato Italiano, em junho deste ano, a equipe bateu o Pescara por 4 a 3. Na ocasião, a gaúcha fez dois gols e deu uma assistência. Ela ainda foi eleita a melhor goleira da competição.
Recentemente, Ana Sestari esteve em Porto Alegre e acompanhou o empate contra o Alianza Lima em 1 a 1 na Arena. Confira abaixo.
Quanto à Tampa, a ala disputou as duas últimas temporadas no Bitonto e foi campeã italiana na temporada 2023/2024. Na Copa América deste ano ela foi uma das principais jogadoras e chegou a marcar três gols em uma partida, na vitória por 5 a 0 sobre o Paraguai, na fase de grupos.
Ela foi convocada para o Torneio Internacional de Xanxerê, torneio que ocorrerá entre 20 e 24 de agosto. Esta será a última competição do Brasil antes do Mundial.
Copa do Mundo Feminina
Além de se juntar ao processo ambicioso da Roma, as duas jogadoras tem outro ponto em comum para 2025. A participação na inédita Copa do Mundo Feminina, que será disputada entre novembro e dezembro, nas Filipinas.
O Brasil é favorito ao título, principalmente por liderar o ranking da Fifa. Enquanto isso, a Itália ocupa a sexta colocação, mas também é vista como possível candidata ao troféu.