Enzo Pinelli
Guilhermão em ação na Itália Foto: Enzo Pinelli

Após experiências em clubes do Japão e da Letônia, Guilhermão (24 anos) retornou à Itália mais maduro, tecnicamente apurado e com um perfil de liderança ainda mais consolidado. Sua chegada ao Napoli Futsal foi celebrada pela diretoria e torcida como uma peça fundamental no projeto esportivo do clube, e o brasileiro não decepcionou.

Durante a Série A da Liga Italiana, Guilhermão se destacou não apenas pela média de gols – sendo um dos artilheiros da equipe – mas também pelo trabalho de pivô clássico, com retenção de bola, movimentações inteligentes e auxílio constante na construção ofensiva. Além disso, seu desempenho defensivo nos momentos de recomposição também foi elogiado pela comissão técnica.

– Nesses primeiros seis meses, me identifiquei muito com o time e a torcida; eles foram fantásticos. Voltei a competir com atletas de alto nível e me redescobri. Perdemos o Scudetto na final; foi uma pena não ganhar, mas tenho certeza de que trabalharemos muito mais na próxima temporada para tentar trazer alguns troféus para Nápoles – afirmou o pivô.

Na primeira temporada na Azzurra foram 14 gols e 11 assistências em 23 jogos tornando-o um dos protagonistas da equipe na Série A do futsal italiano uma vez que a sua presença em quadra foi fundamental para a boa campanha da equipe, que brigou na parte de cima da tabela durante grande parte da temporada e chegou às fases decisivas da Liga Italiana.

Seu desempenho lhe rendeu reconhecimento da imprensa italiana especializada e o colocou entre os melhores jogadores da liga em sua posição.

– Todos nós estamos muito orgulhosos de onde chegamos, claro que queríamos mais, na próxima temporada queremos chegar e ganhar a final, este é o nosso objetivo – explicou Guilhermão.

O atleta brasileiro, conhecido pela força física, inteligência tática e faro de gol, viveu uma temporada de afirmação no cenário europeu e voltou a ganhar espaço também com a camisa da Seleção Brasileira, a boa fase em solo italiano também chamou a atenção da comissão técnicaque convocou Guilhermão para integrar mais uma vez a Seleção Brasileira de Futsal para a disputa da CONMEBOL LIGA EVOLUCIÓN FUTSAL, conquistando o bicampeonato com direito a três gols na final.

– Quero seguir trabalhando muito, me dedicar ainda mais pois entre meus objetivos quero seguir defendendo a seleção, marcar gols com a amarelinha tem um sentimento ainda mais especial, estou muito feliz e sei que virão muitos outros títulos com esta camisa – concluiu o jogador.

Com o nome em alta no cenário europeu e internacional, Guilhermão projeta a próxima temporada com foco total no Napoli e com o objetivo de continuar figurando entre os convocados da Seleção Brasileira.