Cria do projeto ‘Futsal Menor’, do Colégio Evangélico Jaraguá, Daniel Rosa terá um novo desafio fora do Brasil. Após deixar o Shinagawa, do Japão, o ala de 30 anos foi anunciado como reforço do Fafage Banua, da Indonésia.
O jaraguaense chega ao time asiático em meio a temporada e jogará a fase final do campeonato nacional, que termina em agosto. No novo clube, ele reencontrará o ala Diego Menezes, companheiro dos tempos de Magnus e que vestiu a camisa do Jaraguá Futsal em 2015.
“A Indonesia é um país incrível, onde os brasileiros tem ido recentemente e desde então era um desejo pessoal meu jogar aqui. Parece ser um povo muito apaixonado pelo futsal, com times de qualidades e estrangeiros de nome jogando em vários clubes. Espero estar a altura do campeonato, dos jogadores e da expectativa em meu desempenho”, disse o jogador, que se apresentou na equipe nesta semana.
Daniel Rosa vem de uma experiência inédita no Japão. Por lá, ficou pouco mais de um ano e ajudou o Shinagawa no seu principal objetivo que era o acesso à elite, divisão em que fechou no meio da tabela na última temporada.
“Acredito que nos tínhamos um time forte o bastante para brigar por titulo, mas talvez a falta de experiência de muitos atletas jogando a liga principal acabou pesando um pouco no desempenho. É um campeonato forte e muito difícil de jogar, os japoneses são muito técnicos e velozes, além de muito profissionais”, relatou.
“O país em si é incrível, a cultura, os ginásios são os mais incríveis que já vi, tudo muito limpo, seguro e organizado. Cresci muito lá como atleta e como pessoa, o respeito é algo nítido, acredito que o mundo todo deveria aprender com eles”, completou.
Ao sair do Japão, o ala passou um período de férias em Jaraguá do Sul com a família e amigos, e aproveitou o período antes do acerto com o Fafage Banua para fazer uma preparação com o fisioterapeuta do Jaraguá Futsal, Wilson Gomes Junior.
“Fizemos uma bateria de avaliações com o Dani e a nossa preocupação era para ele se apresenta da melhor forma possível no novo clube. Dentro dos resultados dos testes, trabalhamos a parte física sempre buscando a prevenção de lesões. Foi praticamente uma pré-temporada para deixar ele em boa forma”, destacou Junior.
História no futsal
Daniel Rosa fez toda base no Jaraguá e teve duas passagens pelo profissional, sendo a última em 2017. No Brasil, ainda defendeu o Joinville, Sorocaba, Cometa (RS) e Guarani (RS).
Já no exterior, vestiu as camisas do Kairat, do Cazaquistão, Braga, de Portugal, Mfc Prodexim, da Ucrânia, país que ficou por uma temporada e meia, e precisou deixar em meio a guerra contra Rússia, antes de chegar ao japonês Shinagawa.