Artilheiro, melhor jogador, craque da galera e principal nome do Garapa na conquista do título da 24ª Copa TV Grande Rio de Futsal, em 2022, o ala Joãozinho, de 23 anos, está iniciando um novo desafio na carreira. O jogador de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, cruzou o mundo e foi parar no Quirguistão, na Ásia Central, onde vai defender as cores do Kara-suu 777.

Joãozinho, jogador de futsal. Foto: Arquivo Pessoal
Essa é a primeira vez que Joãozinho defende uma equipe de futsal de fora do Brasil. Recém-anunciado pelo novo clube, o ala falou sobre o processo de adaptação.
– É um futsal totalmente diferente do Brasil, tem o frio que impossibilita de fazer algumas coisas, mas aos poucos estou me acostumando para fazer minha estreia. Tem a questão do fuso horário que, é 9 horas de diferença do Brasil, mas estou me adaptando muito rápido – afirma.
Joãozinho não é o único atleta de Petrolina defendendo a equipe do Kara-suu 777. Além dele, o time quirguistanês conta com Ítalo, Juninho Carapiá e Bruninho. Ter os conterrâneos por perto, segundo o jogador, tem sido essencial.
– Muito importante para mim, até porque não é fácil se adaptar. Ter amigos aqui melhora muito na convivência, adaptação, comunicação, entre outras coisas.

Jogadores de futsal de Petrolina estão juntos em time do Quirguistão. Foto: Arquivo Pessoal
As grandes atuações de Joãozinho na última edição da Copa TV Grande Rio de Futsal foram essenciais para o crescimento do jogador no mercado. Ele conta que, após a conquista, recebeu várias propostas.
– Realmente fui muito bem, mudou muita coisa.
Depois do título com o Garapa, o ala rodou o Brasil. No Ceará, defendeu o Jijoca Futsal. Na equipe cearense, Joãozinho continuo colecionando bons resultados.
– Fui vice-campeão da Copa do Brasil, Campeão da Copa do Nordeste e vice-campeão cearense – conta Joãozinho, que também defendeu o Vivaz, de Roraima, e o CFM, do Paraná.

Joãozinho recebe prêmio de Craque da Galera, Artilheiro e Melhor Jogador da Copa TV Grande Rio de Futsal. Foto: Emerson Rocha
Vindo de um ano cheio de conquistas, Joãozinho prefere não fazer planos para a sequência da carreira. O único objetivo do ala é ir bem na nova equipe.
– No momento não penso ainda [na sequência da carreira], só penso em dar meu melhor e ajudar a equipe que estou.