Divulgação Nike
Corinthians com o seu novo modelo

Dando continuidade à campanha das camisas I e II apresentadas no primeiro semestre sobre combate ao racismo, a Nike e o Corinthians lançam a terceira camisa inspirada nas mulheres negras do Timão. A peça, que será estreada pelo time feminino, foi desenvolvida para refletir o compromisso do clube e da marca com a luta antirracista, dentro e fora de campo.

Em gola careca, a nova terceira camisa do clube apresenta listras verticais em preto e branco por toda a peça, com as mangas de cada cor. O escudo do clube foi redesenhado para refletir a dualidade das listras corintianas, com um lado preto e o outro branco. Outra novidade é o swoosh (logo da Nike) duplo, que faz referência à aceleração do futebol feminino globalmente. O shorts também segue o design em preto e branco, enquanto as meias listradas completam o uniforme.

Assim como nas camisas I e II, os nomes e números dos atletas são exibidos em uma fonte criada pela designer e diretora de arte Giulia Fagundes, na cor prata. Inspirada pela rica cultura da diáspora africana, a tipografia é marcante e complementada por uma textura única baseada em símbolos Adinkras de origem ganense. Essa abordagem visual celebra a grandeza e a força do time, honrando sua história e futuro, flertando com o afrofuturismo.

Dentro da gola, à altura do pescoço, um emblema com uma mão pintada em preto e branco traz a inscrição “Tamo Junto e Misturado”, representando a importância da união de todos no combate ao racismo.

“Essa camisa é uma representação da nossa luta, da nossa força, e da nossa união em busca de igualdade. Embora eu não esteja mais em campo, vestir essa camisa é uma maneira de continuar contribuindo para a luta que sempre defendi. É um lembrete constante de que somos todos responsáveis por um futuro mais inclusivo e justo, tanto dentro quanto fora de campo.” disse a ex-jogadora e atual executiva de futebol do time feminino  Grazielle Pinheiro, a Grazi.

AÇÕES DE COMBATE AO RACISMO

Em um compromisso contínuo com a luta contra o racismo, a Nike e o Corinthians, em parceria com o Observatório da Discriminação Racial do Futebol (ODRF) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), seguem avançando com as iniciativas para contribuir com a igualdade racial no esporte.

As sessões de letramento racial promovidas pelo ODRF em parceria com o clube já foram realizadas para atletas das categorias de base, time feminino e funcionários visando conscientização sobre as diversas formas de racismo e suas consequências.

Em complemento, a cartilha “Combatendo o Racismo no Futebol: Da Conscientização à Ação”, importante  ferramenta para reflexões e  inspiração na luta contra a discriminação, segue disponível para acesso em nike.com.br/sc/proposito.

Em relação ao edital lançado em parceria com o CIEE para concessão de bolsas de estudo integrais (2025-2028) para o curso de administração na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), com disciplinas voltadas para o mercado esportivo, as 20 vagas foram preenchidas – sendo 14 delas por mulheres negras. Os jovens aprovados iniciaram suas aulas em agosto e, durante os próximos 4 anos, contarão com o suporte financeiro e apoio psicossocial.

DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

A camisa versão “jogador” conta com a mais recente tecnologia Nike Dri-Fit ADV (Advanced Functional Innovative Technologies ou Tecnologias de Inovações Funcionais Avançadas) e representa o ápice da inovação em vestuário esportivo da Nike. O Dri-FIT ADV usa os materiais básicos encontrados no DRI-FIT – tecido que afasta o suor da pele para uma evaporação mais rápida – e os eleva a um próximo nível, por meio de uma engenharia que mapeia e estuda o corpo dos atletas em movimento, utilizando não só métodos de construção inovadores, mas as percepções dos próprios atletas para proporcionar o máximo desempenho durante o jogo.

Já a versão “torcedor” conta com o mesmo design, mas com o tecido Dri-FIT, feito de microfibras de poliéster. Elas absorvem o suor da pele e o transporta para a superfície do tecido, onde evapora rapidamente. Isso ajuda a manter o corpo fresco e seco, mesmo durante os treinos mais intensos.

SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE

A sustentabilidade é parte central de todos os uniformes criados pela Nike. Por isso, desde 2010, todos os kits são fabricados com poliéster feito de fibra de garrafas plásticas.

As garrafas são higienizadas, fragmentadas em flocos e então convertidas em microplásticos que são derretidos e transformados em fios de alta qualidade. Este processo garante um desempenho máximo para a performance em campo e menor impacto no meio ambiente. Desde 2010, a Nike desviou bilhões de garrafas plásticas de aterros com essa inovação.

SERVIÇO

A nova terceira camisa estará disponível a partir de 03 de Setembro de forma antecipada em Nike.com.br, no Nike App e em lojas Nike, além do site e lojas da Centauro, lojas Poderoso Timão e site Shoptimão. A partir de 6 de setembro, as peças poderão ser encontradas no restante do mercado.