
A história da LNF é rica em passagens marcantes e reviravoltas no esporte em que os segundos custam a passar e, às vezes, placares impensáveis acontecem diante da incredulidade de quem acompanha. O bicampeonato do Corinthians na LNF não reúne todos estes elementos, afinal de contas não houve uma reviravolta, mas os instantes finais da conquista em Erechim, contra o Atlântico, ajudam a ilustrar o dinamismo do futsal.
De campanha apenas regular na primeira fase da LNF 2022, com 22 equipes, o Corinthians cresceu mesmo nos Playoffs. No entanto, chegou à final contra os gaúchos que tentavam sair do quase para comemorar em casa uma inédita conquista. Na ida, em São Paulo, vitória paulista. No jogo da volta, o Galo, com o 1 a 1, pressionava para vencer e levar para a prorrogação. Porém, em dois minutos, o placar terminou em 5 a 1 para os visitantes, que deram a volta olímpica comandada pelo capitão e destaque Deives.
O artilheiro daquele ano foi Dieguinho, do Joinville, com 25 gols anotados. Allan, do Corinthians, foi eleito o melhor jogador da LNF 2022, que reuniu: ACBF, Assoeva, Atlântico, Blumenau, Campo Mourão, Cascavel, Corinthians, Foz Cataratas, Santo André Intelli, Jaraguá, Joaçaba, Joinville, Magnus, Marechal, Marreco, Minas, Pato, Praia Clube, São José, Tubarão e Umuarama.