Buscando melhorar a sua colocação ao fim da primeira fase da Liga Nacional de Futsal (LNF), o Corinthians tinha uma missão um tanto complicada na última rodada, disputada na noite desta segunda-feira. Com dois pontos a menos que o segundo colocado, Carlos Barbosa, o Timão precisava vencer o Joinville, em Joinville (SC) e torcer por um tropeço do clube gaúcho, que enfrentou o Floripa na capital catarinense. Mesmo fazendo uma boa partida, os comandados de Fernando Ferretti não conseguiram superar o Joinville. O 2 a 2 no Centreventos Cau Hansen – gols de Valdin e Simi para o Alvinegro e Danilo Baron e Leco para o Tricolor – acabou sepultando as esperanças corintianas de fechar a primeira fase na vice-liderança. O Joinville avançou como 10º colocado.
Os 14 classificados para a segunda fase são: Orlândia, Carlos Barbosa, Corinthians, Jaraguá, Sorocaba, Alaf, Concórdia, Guarapuava, Assoeva, Joinville, Umuarama, São Paulo, Floripa e São José. Estão eliminados: Marechal Rondon, Blumenau, Cascavel, Atlântico Erechim, Minas e Tubarão. A organização da competição ainda não divulgou a tabela da segunda fase, na qual os 14 clubes estão divididos em duas chaves.
O jogo
O Joinville iniciou a partida pressionando o Corinthians. Aos dois minutos, Danilo Baron finalizou de média distância, a bola explodiu em Eka e se perdeu pela linha de lado. Um minuto depois, Pixote chutou da entrada da área e lá estava Guitta para fazer a primeira defesa. O Corinthians só foi assustar pela primeira vez aos seis, já com o seu segundo quarteto em quadra. Em jogada individual pela direita, Valdin bateu cruzado, e a bola passou rente ao poste direito de Djony.
Aos 11, o Timão teve a melhor chance do jogo até então. Em cobrança de falta de Munin, Djony deu rebote, e Gabriel emendou de primeira para uma incrível defesa do goleiro joinvilense. Dois minutos depois, o mesmo Gabriel recebeu na frente e carimbou a trave. Aos 17, Munin concluiu da entrada da área, e a bola explodiu em Junai, que salvou o Joinville de levar o gol.
O Corinthians continuou melhor no fim da primeira etapa, e, aos 19, Charuto desperdiçou ótima chance finalizando para fora, cara a cara com Djony. O Joinville também teve boa oportunidade antes do intervalo. Após receber lançamento longo, Leco pegou de primeira, e Guitta fez grande defesa, garantindo o 0 a 0 parcial.
Se faltou gol no primeiro tempo, a segunda etapa começou com a rede balançando logo no primeiro minuto. E foi um golaço. Após arrancar da sua quadra de defesa, Valdin deu lindo drible em Junai e bateu por baixo de Djony, que falhou ao tentar fazer a defesa: 1 a 0 para o Corinthians. O Joinville não demorou a empatar. Aos três, Pixote cobrou escanteio, e Danilo Baron cabeceou para igualar o marcador.
O Corinthians esteve perto de voltar a passar à frente aos cinco, quando Nenê chutou cruzado, e Deives concluiu para fora, de dentro da área. Aos seis, Leco recebeu na frente e tocou na saída de Guitta para fazer 2 a 1 para os catarinenses. O Joinville mal teve tempo de comemorar, pois, logo após a saída de bola, Simi fez jogada individual e bateu prensando para igualar o marcador novamente.
O jogo continuou aberto nos minutos seguintes. Aos oito, Deives desperdiçou mais uma oportunidade ao tocar para fora, na frente de Djony. Três minutos depois, Marinho serviu Valdin na direita, e ele emendou para o gol. Atento, Djony fez a defesa. Aos 15, Eka foi lançado por Josué e tocou para fora, de frente para meta e sem marcação.
A três minutos do fim, Eka teve nova chance. Dessa vez, o pivô joinvilense recebeu passe em profundidade de Djony e chutou no canto para a defesa de Guitta. Aos 18, o técnico Fernando Ferretti lançou Leandro como goleiro-linha. Prontamente, Vander Iacovino fez o mesmo no Joinville colocando Danilo Baron na mesma função. Apesar de os dois times mais abertos, o placar da partida ficou mesmo em 2 a 2.
Notícia: SporTV.com/Joinville/ SC
Imagem: Fabrízio Motta/Divulgação