Em uma noite marcada por celebração e compromisso, o Parque São Jorge foi palco de um evento emblemático. Sob o mote da campanha “Nossa história é uma página em preto”, Corinthians e Nike se uniram para promover iniciativas de combate ao racismo e lançar as novas camisas da temporada. A equipe de futebol masculina estreará em campo com o uniforme dois, “blackout”, no jogo contra o Fortaleza no sábado (4), na Neo Química Arena. Mas as ações antirracistas começam agora.
Em um contexto em que pelo menos 41% dos jogadores e profissionais que atuam nos principais campeonatos do país já sofreram racismo, são cruciais ações para combater esse problema. Para isso, o clube e a marca promovem, em parceria com o Observatório da Discriminação Racial do Futebol (ODRF), sessões de letramento racial para atletas das categorias de base, elencos profissionais (masculino e feminino) e funcionários. Também será disponibilizada a cartilha “Combatendo o Racismo no Futebol”, material que servirá como referência para ações com a torcida ao longo do ano e que está disponível gratuitamente em nike.com.
Já em colaboração com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), será lançado um edital em 15 de maio contemplando 20 jovens negros com bolsas de estudo integrais para o curso de administração da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), o qual contará com disciplinas voltadas para o mercado esportivo. Além disso, os estudantes receberão auxílio financeiro e apoio psicossocial durante o período de graduação.
Das 20 bolsas, nove serão destinadas a participantes das iniciativas sociais apoiadas pela Nike em São Paulo, por meio da Fisia — distribuidora da marca no Brasil. Outras nove serão para jovens vinculados ao CIEE e duas para atletas federados pelo Corinthians. A iniciativa visa aumentar a representatividade negra na gestão do esporte. Em complemento, o clube se compromete a priorizar a contratação desses estudantes em futuros processos seletivos.
Todas essas iniciativas foram anunciadas numa edição especial do “Jantar Preto”, uma experiência premium para profissionais negros da economia criativa brasileira, que ocorreu no Parque São Jorge na noite desta quinta-feira (2). Com a cantora Paula Lima e o jornalista Jairo Nascimento como mestres de cerimônias, as camisas foram reveladas pela jogadora Carol Nogueira e pelo artista Jotape. O evento contou com cardápio do chef Rodrigo Freire, do renomado restaurante Preto Cozinha, e música do grupo Samba do Adilson. A organização e curadoria ficou por conta da agência orientada por cultura KeLe.
“Desde sua fundação, no início do século passado, o Corinthians foi sempre popular, inclusivo e defensor de uma prática esportiva democrática, multicultural. Mas é preciso fazer mais. Por isso estamos nessa causa, junto à Nike e a outros parceiros, nessa luta contra o racismo de forma prática, indo muito além de campanha e uniforme. O Corinthians sempre foi e será o Alvinegro Paulista, o Time do Povo”, disse o Presidente do Corinthians, Augusto Melo.
“A parceria entre a Nike e o Corinthians para promover palestras sobre o racismo para os elencos profissionais e as categorias de base é de extrema importância. É um passo crucial para o letramento racial dentro do futebol, um ambiente que infelizmente continua sendo fértil para esse tipo de crime. A grandeza dessas duas instituições se unindo nesse esforço de conscientização demonstra um compromisso real com a promoção da igualdade e o combate ao racismo, e esperamos que essa iniciativa inspire outras organizações a seguirem o mesmo caminho”, relata Marcelo Carvalho, Diretor do ODRF.
“Estamos comprometidos em promover a igualdade e o respeito em todas as esferas, especialmente no esporte, que deve ser um espaço de inclusão. Por isso apoiamos organizações e pessoas para que se sintam empoderadas a lutar contra o racismo. Acreditamos que o futebol tem um papel fundamental nesse processo de mudança.”, completa Gustavo Viana, Diretor de Marketing da Fisia, Distribuidora Oficial Nike no Brasil.
A campanha “Nossa História É uma Página em Preto” é um chamado coletivo para a luta antirracista. Assinada pela agência Wieden + Kennedy SP, a campanha conta com um filme manifesto e é protagonizada pelo ex-jogador Wladimir, a cantora e rapper Negra Li, os atletas do elenco atual Wesley, Raniele, Yasmim e Ju Ferreira, a ex-jogadora Grazi, e a estudante Anna Beatriz, representando assim o protagonismo negro de diferentes gerações na história do clube.
As novas camisas
Predominantemente branca, a nova camisa principal traz detalhes em degradê do branco para o preto nas mangas e na barra da camisa. Já o segundo uniforme apresenta um padrão “blackout”, totalmente preto. Por sua força e representatividade, Corinthians e Nike optaram por estrear primeiramente esta versão, no sábado (4), na Neo Química Arena.
Os nomes e números dos atletas são exibidos em uma fonte criada pela designer e diretora de arte Giulia Fagundes. Conectada à rica cultura da diáspora africana, a tipografia é marcante e complementada por uma textura única inspirada em símbolos Adinkras de origem ganense. Essa abordagem visual celebra a grandeza e a força do time, honrando sua história e futuro, flertando com o afrofuturismo.
Dentro da gola, à altura do pescoço, um emblema com uma mão pintada em preto e branco traz a inscrição “Tamo Junto e Misturado”, representando a importância da união de todos no combate ao racismo.
A camisa versão “jogador” conta com a mais recente tecnologia Nike Dri-Fit ADV (Advanced Functional Innovative Technologies ou Tecnologias de Inovações Funcionais Avançadas) e representa o ápice da inovação em vestuário esportivo da Nike. O Dri-FIT ADV usa os materiais básicos encontrados no DRI-FIT – tecido que afasta o suor da pele para uma evaporação mais rápida – e os eleva a um próximo nível, por meio de uma engenharia que mapeia e estuda o corpo dos atletas em movimento, utilizando não só métodos de construção inovadores, mas as percepções dos próprios atletas para proporcionar o máximo desempenho durante o jogo.
A versão “torcedor” conta com o mesmo design, mas com o tecido Dri-FIT, feito de microfibras de poliéster. Elas absorvem o suor da pele e o transporta para a superfície do tecido, onde evapora rapidamente. Isso ajuda a manter o corpo fresco e seco, mesmo durante os treinos mais intensos.
Desde 2010, todos os kits Nike são fabricados com poliéster feito de fibra de garrafas plásticas. As garrafas são higienizadas, fragmentadas em flocos e então convertidas em microplásticos que são derretidos e transformados em fios de alta qualidade. Este processo garante um desempenho máximo para a performance em campo e menor impacto no meio ambiente.
Serviço
As unidades da rede Poderoso Timão oferecerão acesso antecipado às novas camisas já a partir desta sexta-feira (3), inclusive nas megalojas do Parque São Jorge e da Neo Química Arena. Também estarão disponíveis na ShopTimão.com, para membros em Nike.com.br e NikeApp, assim como nas lojas Nike Values Store em Itaquera, Premium Grande SP, Zona Norte e Catarina, e nas portas Nike Unite no Shopping Center Norte, Aricanduva e Premium Imigrantes. A partir de 6 de maio, as peças poderão ser encontradas em outras lojas Nike, na Centauro e Netshoes.