A equipe de Futsal Copagril/Sempre Vida/Sicredi/Marechal Cândido Rondon está finalizando a terceira semana de trabalho. Na primeira, foram feitos exames clínicos e avaliações físicas, além de promover uma readaptação do grupo de atletas aos treinos físicos. “Nos primeiros dias foram aplicados treinos moderados com intuito de promover readaptação neuromuscular e cardiopulmonar. Percebi que a maioria procurou se cuidar nas férias e suportou bem os primeiros treinos. Somente dois ou três atletas estão num patamar inferior mas vão se adequar”, explicou o preparador físico Harrison Muzzy.

Coração e composição corporal em dia

Ainda na primeira semana foram realizados os exames cardiológicos no Centro Cardiológico de Cascavel (Pró-Cardíaco), pelo Dr. Alcirley de Almeida. O exame conferiu a saúde do coração e a capacidade cardiopulmonar dos atletas e se todos estão aptos para atividade física competitiva, o que demonstrou que todos os atletas da Copagril estão com o coração em dia. “Poucas equipes no Futsal brasileiro realizam todos estes exames, o que demonstra que temos grande preocupação com o bem-estar do atleta, enfim, segurança é fundamental. Agradeço ao Dr. Alcirley e toda sua equipe pela parceria”, ressaltou.

Além disso, Harrison fez avaliação da composição corporal nos atletas para verificar itens como o percentual de gordura, peso gordo, peso magro, dentre outros aspectos para o bom desempenho.

Trabalho com a bola

Já na segunda semana de trabalho os treinos se tornaram mais intensos e o treinador Paulinho Sananduva já trabalhou com bola em algumas sessões de treino, bem como o treinador de goleiros Ademir Biesdorf, que também realizou sessões específicas com os goleiros.

Prevenção de lesões

Uma das preocupações da equipe é a prevenção de lesões. Conforme o fisioterapeuta Tiago Duarte, o trabalho de fisioterapia e da preparação física se complementam. “No ano passado eu e o Harrison tivemos uma parceria muito grande, sempre discutindo meios e métodos para evitar lesões, e tivemos poucos casos de lesões musculares. Os casos que aconteceram foram frutos de traumas diretos ou d elesões crônicas pré-existentes. Nossa meta é minimizar ainda mais estes índices por meio de exercícios preventivos que aplicamos todas as semanas como os funcionais e proprioceptivos”, destacou.

Preparo físico

Nesta terceira semana de trabalhos pré-temporada Harrison faz um balanço positivo do que foi feito até agora, mas ressalta que os atletas terão bastante trabalho ao longo do ano. “É um equívoco achar que somente estas duas ou três semanas de pré-temporada sirvam para sustentar a condição física ao longo do ano, por isso a cada pouco tempo é preciso estimular o organismo dos atletas. Me preocupo com a longevidade deles na carreira, por isso tento equilibrar, não exagerando sem necessidade. No primeiro dia de trabalho proferi uma palestra sobre a importância do atleta se cuidar, investir em bons tênis e equipamentos, se alimentar bem, dormir bem, dentre outros fatores que são fundamentais para um bom desempenho”, salientou.

Notícia e Imagem: Copagril Futsal